‘Topografias Íntimas’: exposição gratuita com esculturas em madeira chega ao Jardim Botânico

Mostra com obras esculturais produzidas a partir da sobreposição de camadas de madeira ocorre entre os dias 21 de junho e 6 de julho no Duna Laboratório Cultural, no Jardim Botânico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O artista Bryan Ochotorena, nascido em Londres em 1992, apresenta sua mais recente exposição, “Topografias Íntimas”, no Duna Laboratório Cultural, localizado no Jardim Botânico. A exposição, com entrada gratuita, estará aberta ao público de 21 de junho a 6 de julho, exibindo esculturas criadas nos últimos três anos. Este evento marca o retorno de Ochotorena após um período de sete anos em um retiro espiritual.

A mostra “Topografias Íntimas” inclui cerca de 20 obras, entre esculturas de madeira e pinturas a óleo e acrílico, todas feitas manualmente. As peças refletem o período de isolamento do artista em um Ashram na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, entre 2014 e 2021, bem como suas peregrinações por diversos locais sagrados ao redor do mundo.

As obras de Ochotorena exploram a tridimensionalidade e a conexão com a natureza por meio da sobreposição de camadas de madeira. Temas como espiritualidade, autoconhecimento e ciclos naturais são centrais em sua produção. “Muito do meu trabalho tem como referência as camadas da natureza, como as folhas, o solo, a pele, a composição terrestre e a própria topografia. São criações que expõem questões conceituais e pessoais, que chamo de Topografias Íntimas”, explica o artista, formado em Design pela PUC-Rio.

Atualmente, morando na Serra Fluminense, Ochotorena dedica-se a técnicas que utilizam madeira como principal matéria-prima, especialmente a técnica de sobreposição de madeiras compensadas e descartadas.

Advertisement

Serviço

Exposição: Topografias Íntimas
Artista: Bryan Ochotorena
Período: 21 de junho a 6 de julho
Local: Duna Laboratório Cultural
Endereço: Rua Jardim Botânico 468, Rio de Janeiro
Horários: Segunda a sexta-feira, de 12h às 20h; sábados, de 10h às 17h
Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘Topografias Íntimas’: exposição gratuita com esculturas em madeira chega ao Jardim Botânico
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 ‘Topografias Íntimas’: exposição gratuita com esculturas em madeira chega ao Jardim Botânico
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui