Torcedores do Peñarol-URU causaram um verdadeiro caos na orla do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (23/10). Eles vieram à cidade para o jogo contra o Botafogo, pela semifinal da Conmebol Libertadores, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
De acordo com a Polícia Militar, a baderna começou após um torcedor do Peñarol ser detido ao furtar um celular dentro de uma padaria na região. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o crime, e o homem foi identificado e levado à delegacia local.
Posteriormente, outros torcedores, revoltados com a prisão do colega, deram início a uma confusão generalizada na orla do Recreio, saqueando quiosques, incendiando veículos e entrando em confronto físico com pessoas que passavam pela região, inclusive banhistas.
Vídeos
? Segundo relatos, torcedores do Peñarol saquearam quiosques, queimaram carros e motos de moradores e agrediram os trabalhadores na orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiropic.twitter.com/iwvX7sE8Bt
— Metrópoles (@Metropoles) October 23, 2024
? AGORA: Torcedores do Peñarol vazaram a gasolina das motos e depois colocaram fogo. #BalançoGeralRJ
— Tino Junior (@tinojunior) October 23, 2024
?? Reprodução/Record Rio pic.twitter.com/noZbEMXK84
Um completo absurdo o que está acontecendo na Praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 23, 2024
Quiosques foram quebrados e saqueados, motos sendo queimadas por torcedores do Peñarol.
??: Record Riopic.twitter.com/Fs0O9D9wkx
Ao todo, mais de 250 uruguaios foram detidos e levados à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, para serem autuados. O governador Cláudio Castro informou que todos eles serão expulsos da capital fluminense.
Paes se manifesta
Via redes sociais, o prefeito Eduardo Paes disse que alertou previamente o Governo do Estado sobre os riscos que a presença dos uruguaios na orla do Recreio dos Bandeirantes causariam.
Segundo apuração do DIÁRIO DO RIO, o Poder Executivo carioca sugeriu que o ponto de encontro dos torcedores do Peñarol na cidade fosse o Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste, local considerado mais controlado e isolado. No entanto, esse pedido não foi acatado, e a PM acabou optando pela região do Posto 12 do Recreio.
Se o ônibus colocado fogo por brasileiros, fica difícil acreditar que tenha sido exclusivamente uruguaios causadores do tumulto.