Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Torcedores do movimento ''Flamengo Antifascista'' em manifestação neste domingo (31/05), em Copacabana - Foto: Reprodução/Flamengo Retrô

A orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, antes cenário praticamente exclusivo de manifestações a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ideologia política que governa o país no momento, agora se vê dividida. Neste domingo (31/05), um grupo de militantes contrários ao atual chefe do Poder Executivo do país esteve no local e confrontou os apoiadores de Bolsonaro. E a mesma situação promete acontecer no final de semana que vem, porém de maneira ainda mais forte.

Isso porque torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ligados a movimentos antifascistas estão se unindo, através das redes sociais, para estarem, no próximo domingo (07/06), no mesmo local, em um novo ato pró-democracia.

WhatsApp Image 2020 05 31 at 21.42.44 1 Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo
Manifestantes contrários a Jair Bolsonaro em manifestação neste domingo (31/05) em Copacabana – Foto: Reprodução/Flamengo Retrô

O movimento engloba adeptos dos 4 grandes clubes cariocas, que deixam de lado a rivalidade existente nos gramados em prol de uma causa única, que é o combate, segundo eles, ao fascismo implementado pelo ”bolsonarismo”.

vascomunistas 2 Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo
Print da página ”Vascomunistas” no Facebook convocando torcedores para o ato do próximo domingo (07/06) – Foto: Reprodução

”O que esses caras estão fazendo no Brasil é um escárnio, apologia a atos antidemocráticos e a outras barbaridades. Por isso, considero de suma importância a união entre todos que discordam para construir uma frente ampla de oposição a esses fascistas”, disse um membro do grupo ”Esquerda Vascaína” que preferiu não se identificar.

Advertisement

Integrante dos grupos ”Torcedores pela Democracia” e ”Tricolores de Esquerda”, Bernard Brito explicou o processo de criação da união entre as torcidas em prol da causa.

”Desde 2014, com os questionamentos sobre a Copa do Mundo, já havia um debate entre as torcidas e torcedores sobre temas relacionados ao futebol, como a elitização, o preço de ingressos, falta de democracia nos clubes e federações, entre outros. Com o golpe de 2016, surgiram diversos coletivos de torcedores antifascistas e de esquerda. Criamos também o movimento ‘Torcedores pela Democracia’, que visa reunir torcedores de vários times. Desde então, temos acompanhado as agendas em prol do futebol popular e do movimento social”, disse ele.

Bernard também comentou a expectativa pela manifestação do próximo domingo. Segundo ele, as ”ameaças fascistas que vêm rondando o Brasil” preocupam e, por isso, é necessária uma união para combatê-las.

”Espero que possamos levar mais gente que se expresse através do futebol, como torcidas e coletivos. Estamos em um momento que é necessária a unidade contra as ameaças fascistas que vêm rondando o Brasil, principalmente vindas desse Governo Bolsonaro”, finalizou ele.

WhatsApp Image 2020 05 31 at 21.51.47 Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo
Movimentos relacionados aos 4 grandes clubes do Rio em prol de um ”Rio antifascista”, como diz o próprio lema no flyer – Foto: Divulgação

O DIÁRIO DO RIO também contactou o movimento ”Flamengo Antifascista”, que já esteve presente na manifestação deste domingo (31/05) e promete retornar daqui uma semana. O grupo explicou o motivo da escolha por Copacabana para a realização do ato.

flamengo democracia 1 Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo
Movimento ”Flamengo Antifascista” neste domingo (31/05) em Copacabana – Foto: Reprodução/Flamengo Retrô

”Temos como objetivo Copacabana por ser uma área mais populosa, podendo atrair uma quantidade maior de pessoas. Estamos querendo cobrar respostas da diretoria sobre as reuniões com o atual presidente [Bolsonaro]”, disse um membro do grupo que também optou por não se identificar.

A manifestação no domingo que vem em Copacabana está prevista para ter início às 13h. Vale ressaltar que tanto os movimentos organizadores quanto o ato em si são independentes, isto é, não têm nenhuma relação direta com os clubes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Torcedores dos clubes cariocas preparam nova manifestação pró-democracia em Copacabana no próximo domingo
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Absurdo que esse órgão de imprensa faça apologia a um grupo terrorista e baderneiro que se auto-denomina pró-democrático. A violência é o mantra dessa turba.

  2. Fiquem atento aos falso manifestantes que são infiltrado para fazer baderna para jogar à população contra o movimento. Tática usada em todos os movimentos desde da época de Dom Pedro II. Tire eles e entreguem a polícia ou tire o grupo de perto deles e deixem sozinhos. São treinados para fazer essas coisas erradas e jogarem a opinião pública contra a o momento para enfraquecer. Vejam como as manifestações anteriores foram esvaziadas.

    • Isso é certo. Não dá mais para ter manifestação pacífica. Sempre entram aqueles pra quebrar tudo e fazer o negócio virar uma guerra contra a polícia. Vergonhoso.

  3. Quero ver eles usarem as camisas de seus clubes….E, engraçado, todas as torcidas citadas são esquerdistas (me mostrem como é democrática a Venezuela, Coréia do Norte, China, Cuba…)

  4. Estarei junto
    Sem armas
    Só com a palavra
    E fazendo gestos
    Mas vou levar vinagre e soro também
    É bom para o caso de estourarem algumas bombas e jogarem spray

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui