A partir deste sábado, a Rio Tennis Academy, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, sediará o Rio de Janeiro Juniors Cup, um torneio internacional de tênis juvenil que contará com cerca de 230 atletas representando 11 países. O evento, organizado no nível J30 da Federação Internacional de Tênis, oferece pontos para o ranking mundial até 18 anos, além de pontuação nacional nas categorias até 12 anos e Tennis Kids, reconhecidas pela Confederação Brasileira de Tênis.
Durante o primeiro final de semana, serão realizadas as partidas do qualifying, com as chaves principais do masculino e feminino iniciando na segunda-feira, dia 4, e se estendendo até domingo, 10 de novembro. Já as competições das categorias até 12 anos e Tennis Kids começam na quinta-feira, 7 de novembro, e também terminam no domingo, 10. Paralelamente, na Techset Academy, na Barra da Tijuca, serão disputadas as categorias sul-americanas de 14 e 16 anos.
Atletas de países como Brasil, Uruguai, Canadá, EUA, Suíça, Argentina, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e França estarão presentes. Entre os principais nomes da categoria mundial masculina estão Bruno Malacarne, Thomas Macedo e Caio Dourado, que entram como favoritos. No feminino, a argentina Lara Quaglia é a principal favorita, junto à guatemalteca Ariela Buezo e à brasileira Clara Elkind, campeã recente em Foz do Iguaçu (PR). Outro destaque brasileiro é Henrique Vialle, vice-campeão mundial na categoria de 14 anos, que busca seus primeiros pontos no ranking internacional.
O evento é chancelado pela Federação Internacional de Tênis, Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Confederação Brasileira de Tênis, com apoio de patrocinadores como Banco BRB, ENGIE, Kallas, INNI, Joma e Granado.
A Rio Tennis Academy oferece infraestrutura moderna com nove quadras (seis de saibro e três duras) e acomodações para atletas, além de um sistema integrado de Performance, Fisio e Wellness (PFW).