O Torneio SESI de Robótica – Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor reuniu mais de 500 crianças e jovens no Parque Olímpico da Barra no primeiro dia de competição. O evento, que conta com a participação de 48 equipes de escolas públicas, privadas, ONGs e grupos independentes de todo o estado, tem como tema central o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios relacionados aos oceanos.
Entre as propostas apresentadas estão robôs para limpeza de águas, sistemas para monitorar a saúde da fauna marinha e dispositivos para mensurar a acidez dos oceanos. Destaque para a Robot One PB, equipe formada por jovens das comunidades da Providência, Borel e dos Macacos, que criou um protótipo de robô subaquático para medir a acidez da água, nociva a diversas espécies marinhas.
Inspiração olímpica e apoio internacional
Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, destacou a importância do espaço para o evento:
“Sobre este mesmo solo já pisaram alguns dos maiores atletas olímpicos e paralímpicos do mundo, e eles são uma inspiração para que as equipes façam um ótimo trabalho. Mas todos aqui já conquistaram algo ainda mais valioso, que é o conhecimento.”
O patrocínio da multinacional norueguesa de energia Equinor, que apoia o torneio no Brasil pela primeira vez, foi elogiado pelo gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Vinícius Mano:
“Esta já é a maior edição da etapa regional, e é um imenso prazer vermos a empolgação e dedicação de tantas crianças e jovens em busca de soluções inovadoras para problemas que afetam toda a sociedade.”
Experiência que transforma vidas
Os participantes do torneio vivenciam uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento. Daniela Pereira, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Vicente Licínio, compartilhou o impacto da robótica em sua trajetória:
“Participo há dois anos dos torneios de robótica e é uma experiência e um aprendizado incríveis. O tema deste ano, inclusive, me inspirou a seguir alguma carreira relacionada a oceanografia.”
Daniela e sua equipe, formada por mais oito colegas, têm aulas semanais de robótica na Escola Firjan SESI Tijuca, através do Programa SESI Indústria do Conhecimento, que promove inclusão e difusão cultural em comunidades cariocas.
Duas modalidades, um objetivo: inovação
A competição está dividida em duas modalidades:
- FIRST LEGO League Challenge (FLLC): voltada para estudantes de 9 a 15 anos, com o tema “Submerged”, desafia os participantes a criar robôs em miniatura com peças de LEGO.
- FIRST Tech Challenge (FTC): destinada a jovens do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com o tema “Into the deep”. Os competidores constroem e operam robôs semi-industriais em desafios em formato de aliança.
Os vencedores avançam para a etapa nacional e concorrem a uma vaga no mundial, que será realizado em Houston, EUA, em 2025.