Torre Eiffel carioca, no Barra World Shopping, recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano

Com 35 metros de altura, a peça carioca é uma réplica perfeita toda feita em aço. A Torre Eiffel do Rio fica no centro de uma praça, ladeada por prédios tipicamente parisienses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Réplica da Torre Eiffel do shopping Barra World - Foto: Reprodução/Internet

Internacionalmente conhecida, a Torre Eiffel, localizada em Paris (França), é uma realização do engenheiro Gustave Eiffel, falecido há cem anos. Assim como o Cristo Redentor, instalado no topo do Morro do Corcovado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o famoso monumento francês, inaugurado em 1889, também tem réplicas (70) espalhadas pelo mundo.

O Rio de Janeiro também conta com a sua Torre Eiffel, não no tamanho natural de 330 metros de altura, mas com 35 metros e toda feita em aço. A torre carioca, que é extremamente fiel à francesa, está instalada no Barra World Shopping & Park, na Barra da Tijuca. A réplica fica no centro de uma praça, ladeada por prédios tipicamente parisienses.

Segundo o diretor e proprietário do shopping temático, José Koury, o monumento atrai uma quantidade imensa de turistas e conta com o apoio indireto da Prefeitura do Rio nas festas de final de ano.

“A Torre Eiffel é como o shopping é conhecido. Inclusive, todo dia 31 de dezembro, a prefeitura faz o lançamento de fogos aqui por trás da Torre Eiffel. É um evento muito bonito”, contou o empresário, que inaugurou o Barra World, em 2002, com reproduções de outros monumentos igualmente conhecidos internacionalmente, como as torres de Londres (Inglaterra) e de Pisa (Itália), e a Esfinge de Gizé (Egito).

Advertisement

A Torre Eiffel carioca, por conta da alta qualidade de sua reprodução, aliada à presença do monumento no imaginário cultural internacional, é a obra mais visitada do Barra World, unidade comercial que foi incluída no calendário oficial da cidade pela Prefeitura do Rio.

O sucesso da réplica carioca não é só presencial. Nas redes sociais, a Torre Eiffel também conta com um enorme êxito. O interesse gerado no mundo virtual, acaba despertando a curiosidade de quem nunca havia ido ao Barra World que, segundo José Khoury, passou a ser visto como um “shopping ‘Instagramável’. Muitos blogueiros fazem vídeos e postam mostrando o shopping. As pessoas sobem na escada, tiram fotos e ficam fazendo brincadeiras assim: ‘estou aqui em Paris’. Tem muitos vídeos e fotos postadas”, celebrou o empresário em entrevista à Rádio França Internacional (RFI).

O número de visitas à Torre Eiffel carioca impressiona. Anualmente, mais de um milhão de pessoas prestigiam a réplica do monumento parisiense, de acordo com informações coletadas pela administração da unidade comercial da Zona Oeste da capital.

O garçom Gustavo chegou ao Barra World depois de ver a torre carioca em um vídeo postado no Instagram: “Eu achei interessante, vim aqui para dar uma olhada e achei (a réplica) bem bonita”, disse ele ao veículo.

O técnico de enfermagem Regis e a estudante Raine afirmaram à RFI que, apesar de não conhecerem a torre original, a carioca dá uma ideia exata da beleza e da grandiosidade do monumento parisiense.

“Estou achando bem legal. Não conheço a original, mas parece bem igual. Talvez não em tamanho, mas é bem idêntica”, comentou técnico de enfermagem.

Já a estudante Raiane afirmou que visitou o shopping pela primeira vez para ver a réplica da Torre Eiffel do Barra World: “Estava na praia e vim para cá. Cara, eu achei muito interessante. Meus primos que já foram lá (em Paris), falaram que a original é bem maior do que isso. Mas eu achei a réplica bem interessante para quem nunca foi, para conhecer um pouco sem pegar um avião. De graça. Melhor custo-benefício!”, confidenciou a estudante.

De acordo com a reportagem da RFI, a cidade do Rio não é a única a contar com uma réplica da Torre Eiffel. A cidade de Santos Dumont (MG), terra natal do inventor e aviador, também conta uma réplica da torre, que é a mais antiga do Brasil. O monumento mineiro tem pouco mais de seis metros de altura – 50 vezes menor do que o original.

A torre da cidade de Santos Dumont foi inaugurada, em 2001, em celebração ao centenário da dirigibilidade aérea, conforme contou à rádio, Vander Montesse, diretor do Senai de Juiz de Fora (MG), responsável pelo projeto da torre quando estava à frente do Centro de Formação Profissional de Santos Dumont.

Segundo Montesse, a estrutura é “um marco comemorativo do centenário da dirigibilidade aérea, remetendo a 1901, quando Alberto Santos Dumont comprova a dirigibilidade dos balões, a partir do momento em que ele se desloca, contorna a Torre Eiffel e retorna ao ponto de partida a bordo do dirigível n° 6, conquistando assim o prêmio Deutsch”.

A réplica mineira é tão importante para a cidade, que foi tombada pelo Conselho do Patrimônio do município, entidade presidida por Rosa Machado Pinheiro. A Torre Eiffel mineira, através da sua atratividade turística, valoriza ainda mais, o gênio que foi Alberto Santos Dumont.

As cidades de Bauru (SP), Rio Claro (SP) e Umuarama (PR) também possuem réplicas da Torre Eiffel – também bem menores do que a original. Com cinco torres homenageadoras, o Brasil é um dos países como o maior número réplicas da Torre Eiffel no mundo.

O Barra World Shopping & Park fica na Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, nº 580, no Recreio dos Bandeirantes.

As informações são da Rádio França Internacional (RFI).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Torre Eiffel carioca, no Barra World Shopping, recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Torre Eiffel carioca, no Barra World Shopping, recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Tinha que ser no Brasil isso!
    Brasileiro adora colocar como secundários monumentos, cultura e língua nacionais em seu sonho “americano”.
    Vemos estabelecimentos e produtos com denominações em inglês.
    Na gastronomia, restaurantes fechando para dar lugar a redes estilo americano bem calórico e cheio de transgênico.
    O véio gnomo verde que colocou primeiro a estátua da liberdade nas suas lojas. E tem que no shopping mesmo na Barra tem uma estátua dessas.
    Tudo gosto muito duvidoso do brasileiro que na verdade sonha como americano.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui