Trabalhadores do RJ pagam quase metade das refeições do próprio bolso, aponta pesquisa

Levantamento também mostra que escolha por refeições rápidas e pouco nutritivas também pode impactar no desempenho profissional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Restaurantes na Rua do Ouvidor , no Centro do Rio

Um um cenário econômico e social onde a insegurança alimentar grave atingue mais de 15% da população do Rio de Janeiro, um elemento importante também tem impactado na hora dos moradores fluminenses fazerem suas refeições. Uma pesquisa Sodexo mostra que a duração do benefício alimentício concedido pelas empresas aos trabalhadres do RJ dura apenas 13 dias do mês. Isso significa que a população paga quase metade dos dias do próprio bolso, gerando um rombo no orçamento das famílias. As empresas consideram, em média, cerca de 22 dias para a realização do crédito.

O levantamento ainda aponta um fator curioso nessa relação, as empresas aumentaram, em média, 15,02% o valor do tickte aos colaboradores. Isto é, mesmo com um valor maior para se gastar com as refeições, a duração do benefício se mantém, evidenciando que está mais caro se alimentar fora de casa.

A duração média do benefício no RJ ainda é maior que a média nacional. Em 2023 o auxílio para que o trabalhador possa se alimentar em restaurantes tem duração de apenas 11 dias, número menor do que em 2022, ano que o vale refeição teve a duração de 13 dias, média atual do Rio de Janeiro. As empresas consideram, em média, cerca de 22 dias para a realização do crédito, o que significa que este ano, o trabalhador brasieliro tem pagado por conta própria metade das refeições que realiza durante o mês.
 

Muitas empresas aumentaram os valores dos benefícios, entre 2022 e 2023, mas com o aumento dos preços dos alimentos, não necessariamente tem sido o suficiente para o trabalhador se alimentar fora de casa durante todo o mês. No primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, empresas de todos os portes aumentaram o valor do crédito do cartão refeição como forma de amenizar os impactos da inflação, além de entenderem que a oferta de benefícios ao trabalhador ajuda a atrair e reter os melhores talentos.
 

Advertisement

Por ter de pagar metade das refeições por conta própria, o trabalhador acaba fazendo escolhas mais baratas, muitas vezes não saudáveis, e opta por sanduíches e salgados. A nutricionista Soraia Batista diz que esse tipo de conduta pode impactar no rendimento do trabalhador.

O consumo frequente destes tipos de alimentos pode gerar diversos riscos à saúde no longo prazo. Por isso, é importante escolher opções naturais e integrais, que mantêm a saciedade por mais tempo. Os carboidratos simples, por exemplo, como pães e biscoitos, são digeridos de maneira mais rápida, o que faz com que se tenha fome mais cedo”, explica.
 

É importante reforçar que a jornada de trabalho requer uma alimentação que vai além da hora do almoço, como “cafés” da manhã e da tarde. Então, se o profissional opta por um lanche como refeição, ou ele irá gastar mais do que o esperado durante à tarde ou ele optará por ficar com fome até chegar em casa, o que também não é saudável e impacta diretamente em sua concentração e rendimento”, completa Soraia. 

Pesquisa

Para identificação do aumento médio no valor dos créditos concedidos aos trabalhadores, foi utilizado o conceito de same users, ou seja, foram mapeados todos os usuários que tiveram crédito em Jan e Fev/22 e comparado o quantos estes mesmos usuários receberam de créditos em Jan e Fev/23, dentro das mesmas empresas.

O valor médio que os trabalhadores gastam para se alimentar no quilo é de R? 40,64 por refeição. Os dados são do último balanço divulgado pela ABBT e a próxima atualização está prevista para junho/23.

Dado o cenário econômico atual, uma pesquisa da Abrasel revelou que 23% das empresas entrevistadas (1.477 no total) trabalharam com prejuízo em janeiro, na tentativa de segurar o repasse aos consumidores — um aumento de 4% em comparação a dezembro/2022. A pesquisa ainda revelou que 55% das empresas não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média de inflação (5,77% no período), sendo que 29% fizeram reajustes abaixo do índice e 26% não conseguiram fazer reajuste algum. Outros 35% aumentaram conforme a média e apenas 10% aumentaram o cardápio acima deste índice.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trabalhadores do RJ pagam quase metade das refeições do próprio bolso, aponta pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui