Em nota oficial divulgada à imprensa nesta tarde de quarta-feira (20/04), o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição, por meio do seu Departamento de Comunicação, informou que, em razão da demora no desfecho da ação judicial em curso, a qual, ainda não conta com a participação de todas as partes interessadas, incluindo a LIERJ e a Liga-RJ, por falta de intimação, a agremiação, não desfilará no Carnaval de 2022.
Segundo a nota, a decisão não partiu da escola e sua equipe de carnaval, ateliê e barracão já tinham produzido todo trabalho plástico para homenagear a autora Clarice Lispector, enredo da azul e branco de Campinho para o Carnaval 2022.
Em julho de 2020, em decisão da 2ª Vara Cível do Rio de Janeiro, o juiz Sergio Wajzenberg indeferiu o requerimento de tutela antecipada da Tradição para ser reconhecida como integrante da Série A para o carnaval 2022. A escola foi a campeã da Livres, que foi criada após o rompimento com a Liesb. Já em novembro de 2020, declarou-se incompetente para analisar o processo, informando caber ao Juízo da Vara de Fazenda Pública o reexame da matéria decidida, podendo, inclusive, alterá-la. O processo segue em tramitação no Tribunal de Justiça do Rio.