Com um clima rico em cultura e tradição, a Zona Norte do Rio se destaca como uma região que respira alma carioca, onde a história se cruza com o cotidiano dos seus moradores. Berço das manifestações culturais da cidade e reduto das principais escolas e rodas de samba, a “ZN” preserva um clima familiar e tradicional que é característico do Rio. A região abriga os bairros mais antigos da cidade, onde cada esquina, praça e bar conta uma história diferente, revelando a verdadeira essência do Rio.
A região se destaca também por sua localização estratégica, proporcionando fácil acesso aos principais pontos de interesse da cidade, como a Região Central. Com um custo-benefício mais atrativo em comparação aos bairros da Zona Sul, a área oferece uma ótima qualidade de vida em muitos dos seus bairros.
Por isso, o Diário do Rio elaborou um ranking dos 7 melhores bairros para se viver na Zona Norte do Rio. Confira abaixo:
Tijuca:
Conhecido como o queridinho do Rio, a Tijuca é um bairro completo, oferecendo uma ampla variedade de serviços, lazer e opções gastronômicas. Com ruas arborizadas e uma atmosfera familiar e boêmia, o bairro é uma excelente opção para quem busca comodidade, qualidade de vida e bons imóveis. Sua construção civil é relativamente antiga, em sua maioria por prédios tradicionais da década de 60 e 70, mas o bairro vem passando por um grande investimento de novas construtoras.
Grajaú:
Com suas ruas tranquilas e um clima ameno, Grajaú é um bairro charmoso e residencial. Rodeado por áreas verdes, como o Parque Nacional da Tijuca, o bairro oferece um ambiente tranquilo, com construções da década 20 e 30, que são tombadas, e contato com a natureza, sem abrir mão da infraestrutura necessária para o dia a dia. O local está na lista dos bairros mais valorizados da Zona Norte do Rio, além de ser um dos mais arborizados da cidade.
Vila Isabel:
Com uma forte tradição cultural, Vila Isabel é conhecida como o berço do samba e abriga importantes escolas de samba da cidade. Além disso, o bairro conta com uma vasta oferta de comércio e serviços na Boulevard 28 de Setembro, via planejada nos moldes de Paris, tornando-se uma escolha popular entre os moradores. O bairro é bem boêmio e é escolha certa de quem gosta de um bar tradicional, com uma cerveja gelada e um samba, ou seja, a cara do Rio.
Andaraí:
Localizado próximo à Tijuca, o Andaraí é um bairro residencial, ideal para quem busca clima familiar sem se afastar da agitação da cidade. Com uma boa oferta de transporte público e comércio local, o bairro oferece uma localização privilegiada, além de ser endereço do Clube Renascença, um dos mais tradicionais pontos de rodas de samba do Rio.
Engenho de Dentro:
Com uma infraestrutura em constante desenvolvimento, Engenho de Dentro é um bairro em ascensão na Zona Norte. Frequentemente, há novos lançamentos imobiliários de grandes condomínios na região. Com boas opções de lazer, como o Estádio Olímpico Nilton Santos, o bairro atrai cada vez mais pessoas em busca de oportunidades e uma nova moradia. A proximidade com a Linha Amarela ajuda a ser uma escolha estratégica para quem busca se descolar com rapidez.
Méier:
Considerado um dos principais centros comerciais da Zona Norte, o Méier oferece uma ampla variedade de comércio e serviços, além de uma boa oferta de transporte público. Com ruas arborizadas e clima tipicamente suburbano, o bairro é uma escolha popular entre famílias desde o início do século 20. Sua população está classificada entre classe média e média alta e, frequentemente, é classificado com um dos melhores IDHs da Zona Norte.
Vila da Penha:
Sendo um bairro familiar e em crescimento, a Vila da Penha é conhecida por suas ruas residenciais com casinhas coloridas e jardins bem cuidados. Com uma população majoritariamente de classe média, o bairro é uma excelente opção para classe média, oferecendo uma variedade de escolas públicas e privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além disso, o bairro abriga o Carioca Shopping, proporcionando opções de lazer e compras. Com acesso à estação do Metrô de Vicente de Carvalho e ao BRT, a Vila da Penha oferece facilidades de mobilidade para seus moradores.
Essa matéria parece ser claramente paga, pois a realidade da violência no Rio de Janeiro, especialmente na Zona Norte, é amplamente conhecida. Muitos dos bairros citados possuem altos índices de criminalidade, e é difícil acreditar que sejam os melhores lugares para se morar. A segurança deve ser uma prioridade ao avaliar qualquer bairro, e a situação atual do Rio não pode ser ignorada.
Matéria feita com profundo desconhecimento sobre o Rio de Janeiro e sem um critério claro de “melhor para se morar”…
Matéria feita com profundo desconhecimento sobre o Rio de Janeiro…
De fato o melhor bairro para se viver atualmente é Vista Alegre, tem um Polo industrial, muitos bares, restaurantes e tudo aberto dia e noite. É a segurança é uma das melhores e sem contar que não tem favelas.
E o CACHAMBI?!?
Só a Urca é livre o resto é refém do estado paralelo da bandidagem.
Só pra avisar, O shopping Carioca e o BRT estão na area (na divisa) de Vila da Penha, então, sim, o shopping carioca é na vila da penha (divisa com Vicente de Carvalho)
EMIDIO BRITTO E ADONEXUS, CRESÇAM, APRENDAM A SER GENTE DE VERDADE !!!!
O maluco coloca Tijuca, Vila Isabel, Vila da Penha… lugares com alto índice de assaltos e guerra de facções. A pessoa que fez essa matéria não sabe nada de nada. Os melhores bairros para morar são aqueles que não tem favelas próximas, principalmente as domidas por facções criminosas.
Quer um conselho? Não opine sem, de fato, conhecimento de causa, pois do contrário vai cair naquele conhecido ditado de Abraham Lincoln.
Bonsucesso? Tá zoando.facçoes rivais na Vila da penha? Vc não sabe o que tá falando. Ou tá falando do Juramento que não é na VP
Faltou a Ilha do Governador
Mas Ilha do Governador são um milhão de bairros, tem de ser uma matéria apenas para ela.
Fala da Vila da Penha usando uma foto que aparece a PENHA, ouro bairro. Tá “sertinho”…
Esqueceram do meu Vista Alegre, que é melhor do que Vila da Penha pra se morar e criar os filhos.
De fato o melhor bairro para se viver atualmente é Vista Alegre, tem um Polo industrial, muitos bares, restaurantes e tudo aberto dia e noite. É a segurança é uma das melhores e sem contar que não tem favelas.
Matéria escrita por algum morador da Barra ou Recreio e que não sabe nada de Zona Norte. Provavelmente com alto índice de retardo mental.
Ontem comi pastéis de carne feitos no Air Fryer
Quem fez essa reportagem está precisando conhecer o Rio. Tirando Tijuca , so porcaria affff
Eu não entendo porque tanto despeito é esse com o Rio de Janeiro. Mas a cada ano a imigração para a cidade cresce sem controle. E o triste e que o da caixa cidade foi saqueado e continua sendo e os cariocas é que se dane. Povo hipócrita. Rio é Rio foi prestigiado por uma beleza natural que ninguém pode apagar.
Não incluir a Ilhando Governador nessa lista, ou é ignorância ou querem valorizar áreas absolutamente devastadas.
Lamentável, mas por trás de uma reportagem, sempre há o interesse de quem a encomendou.
Pelo visto não conhece a Zona Norte ??
Pelo visto não conhece a Zona Norte ??
Esqueceu Bonsucesso, Ilha do Governador, totalmente sem critério, parecendo que só conhece os arredores da Tijuca!
Cadê o bairro da Ilha do Governador?
A Ilha do Governador é uma região formada por vários bairros, merece uma matéria própria
Bonsucesso? Tá zoando.
Bonsucesso é bom aonde? Cercado de favela por todos os lados, sem metrô…
Melhor bairro Madureira. Lugar que tem um ótimo comércio e diversos lugares para se divertir. Todas as tribos , lugar que acolhe as pessoas e tem sempre um pagode rolando.
É o que há de melhor.
Única coisa ao meu ver que estraga a vila da penha é um bar de viciados chamado “Manga Rosa” que o poder público ignora e permite que se venda e faça uso de entorpecentes no estabelecimento.
São Cristóvão pode ser considerado bom
Tá brincando né
Acho que vc está forçando a barra ao dizer que Vila da Penha abriga o Carioca Shopping, as estações de Metrô e BRT de Vicente de Carvalho. Essa região sempre foi o bairro de Vicente de Carvalho ou Vila Kosmos. Vila da Penha fica no Largo do Bicão. Desde de o tempo das fábricas da SE, da Nadir Figueiredo, do depósito da Mesbla, da Kabi, ali sempre foi bairro de Vicente de Carvalho. Você está igual do povo que mora na Av. Abelardo Bueno em frente à Lagoa, ao Aeroporto e ao antigo autódromo de Jacarepaguá, e diz que mora na Barra.
O carioca realmente é em Vicente, ao lado (colado) da antiga nadir figueiredo.
Dizer que igual quem mora em Jacarepaguá que diz que é Barra, seria igual shopping carioca e VP, realmente isso que foi forçado. Isso mostrou o quanto não sabe do que tá falando. São coisas totalmente diferentes.
Hahahaha
Quem fez essa matéria deve ter alguma deficiência mental.
Só pode!
Saudações. Infelizmente não só a Zona Norte mas como todo o Estado do Rio de Janeiro está ‘sitiado’ por traficantes e milicianos. Fui criado em Vila Isabel e sinceramente adoro o bairro , mesmo com todos os problemas. Os demais bairros também são agradáveis e concordo apenas com um comentário, que realmente faltou menção a outros bairros . Quanto a discursos de ódio e ofensas oriundas de pessoas pertences a “elite”e comentários políticos toscos e desnecessários, prefiro não debater até porque não seria producente no que tange a reportagem. Abraços e bom final de semana.
Cadê o Jardim Guanabara? Bairro sem favelas e que sempre ocupou posições de destaque quanto ao IDH.
Sinceramente, não acredito que realmente exista lugar bom pra se morar no Rio de Janeiro, nem os bairros nobres salvam, bandidagem correndo a solta.
Petrópolis é um lugar bom pra se viver no Lixo de Janeiro.
Esse cidadão do texto, conhece nada da cidade do qual comenta e tenho dúvidas se é carioca, além disso é baba ovo declarado do pior prefeito do Rj, o ladrão eduardo paes
Não troco a minha zona oeste raiz,por nenhum desses bairros. Agora não entendi a pessoa acima que chamou o carioca de pior raça que existe. Se não foi erro de ortografia meu querido,vai morar em outro lugar.
Apesar dos problemas qual outro lugar melhor pra morar?????
O carioca raiz é pessoa da melhor qualidade.
Se não gosta da gente,VAZA.
Penha cercada de favelas e querendo dizer que é um ótimo lugar para morar. Sem falar na Tijuca, que tá tendo casos de bandidos subindo nos muros de casas e apartamentos para assaltar.
Hipocrisia, uma região totalmente cercadade favelas e milicianos, patéticos
Tijuca é o melhorzinho resto são redutos do comando vermelho, e onde não há traficante existe o carioca a pior raça que existe.
Um lugar cheio de bolsopatas. Um lixo só.
Comentário desnecessário esse seu , aliás se não fosse os bolsonaristas já teria virado favela o bairro todo .. que deve ser o que vc gosta .
Bolsopatas que defendem a família, a liberdade e a punição para qq tipo de crime. Sabe-se bem pelo comentário a qual grupo vc pertence e ao que fazem ao Rio.
Se vc acha incorreto defender a Família a Liberdade e a Punição para qq crime, então está se declarando, não ser só um sociopata, mas um psicopata metido a comunista, tipo o Molusco de 9 tentáculos.
Resumindo: É mais um Pária ajumentado pelo sistema corrupto…
Pior raça?Se o Rio tivesse só carioca não teria essa superlotação.Sou carioca e não gosto que falem mal da cidade que eu nasci, tem problemas como todos os lugares,mas todo mundo vem prá cá, porque será?
TNSC
Tiraria daí fácil o Andaraí que só foi lembrado por estar perto da Tijuca e o Engenho de Dentro que só foi lembrado por estar perto do Méier e ter hoje o Engenhão. Colocaria nessa lista São Cristóvão por ter um parque a céu aberto o zoológico e museus colocaria também mesmo não sendo um bairro A Ilha do Governador.
Bairros ótimos até você ser assaltado. Dia bairros da zona norte, a Grande Tijuca (Tijuca, Grajaú, usina, andarai, Vila Isabel, Maracanã) é o que tem maior índice de assaltos.
Peço licença para discordar da matéria, pois os 7 bairros apontados foram realmente os melhores para se morar ,por serem bairros familiares. Mas atualmente NENHUM deles podem ser considerados assim , devido a escalada de violência no estado, devido a má fiscalização dos governos e ao abandono.
No passado concordo com a matéria, em relação a atualidade discordo.