O aguardado “Arraiá do MAR” retorna com todo o seu encanto! Neste sábado (22/07) o Museu de Arte do Rio abrirá suas portas para receber o público em uma autêntica festa julina. Os pilotis do museu serão tomados pelo clima festivo e acolhedor da tradicional celebração popular brasileira, repleta de cores e sabores característicos.
A programação promete encantar os visitantes com barracas repletas de comidas típicas deliciosas, brincadeiras animadas e atrações especiais, garantindo momentos de diversão para toda a família.
Uma das atrações principais será a apresentação do grupo folclórico “Boi Brilho de Lucas” que trará à vida o folclore do Bumba Meu Boi do Maranhão, reconhecido como patrimônio imaterial pela UNESCO e IPHAN. O grupo reunirá música, dança, percussão e vários personagens encenando interações envolventes com o público. Eles proporcionarão uma roda cultural com suas performances, através de músicas cantadas, dançadas e ritmos tradicionais da região baixada maranhense.
A outra atração imperdível será a apresentação da “Quadrilha Estrela Dourada” originária do Morro da Providência, na Região Central do Rio. Já são mais de 500 jovens que, agora adultos, fazem parte deste projeto social, que se tornou uma das manifestações mais tradicionais das festas juninas em todo o país.
Para o Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, celebrar as festas populares brasileiras significa tornar o espaço do museu ainda mais democrático e diversificado. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com diferentes e poderosas manifestações culturais. Por isso, proporcionar ao público uma das nossas festas populares mais importantes é garantir a preservação da memória de nossas raízes”
Serviço: “Arraiá do MAR”
- Data: 22/07 – Sábado
- Horário / Cronograma:
- 11h- Barracas julinas
- 15h às 16h- Apresentação do Boi Brilho de Lucas
- 16h30 às 17h – Apresentação da Quadrilha Estrela Dourada
- 18h- Encerramento
- Local: Pilotis do MAR (Praça Mauá, 5)
- Entrada Gratuita, Classificação Livre