Tradicional evento de rock da Zona Norte do Rio, Florença retorna após mais de 20 anos

Continuando em Vila Kosmos, mas em novo local, Florença Rock Clube acontece neste sábado (15/07), a partir das 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Florença Rock Clube no início dos anos 2000 - Foto: Divulgação

Em meio ao Dia Mundial do Rock, celebrado nesta quinta-feira (13/07), os fãs cariocas do gênero, mais precisamente da Zona Norte do Rio de Janeiro, ganharam um presente.

Pouco mais de duas décadas após sua primeira edição, o Florença Rock Clube, evento que marcou época no início dos anos 2000 em Vila Kosmos, está de volta, neste sábado (15/07), a partir das 15h.

Anteriormente, a festa acontecia na Associação Atlética Florença, na Rua Alecrim. Com o fechamento do clube, o evento terá como nova sede o Casarão do Rock, no número 425 da Rua Luís Martins, no mesmo bairro, a cerca de 1km do antigo local.

Mantendo a tradição de outrora, o Florença receberá bandas covers dos mais variados estilos de rock. Na edição de retomada, serão três:

Advertisement
  • Versönica (Charlie Brown Jr. – CPM 22 – Dibob – Forfun – NX Zero – Strike – Blink-182 – Green Day – My Chemical Romance – The Offspring);
  • Dr. Angel (Bon Jovi – Def Lepard – Guns N’ Roses – Led Zeppelin – Motley Crue – Mr. Big – Poison – Skid Row – Whitesnake);
  • Agrave (Alice in Chains – Creed – Metallica – Nirvana – Pantera – Pearl Jam – Rage Against The Machine – Slipknot – Stone Temple Pilots – System of a Down).

Idealizador do projeto, Ricardo Oliveira relembra a data de estreia do Florença e explica o propósito de criação da festa.

”O Florença Rock Clube teve sua primeira edição em 16 de fevereiro de 2003. Sempre vi o evento como uma oportunidade de reunir amigos, sejam eles músicos ou público. Talvez esse seja o motivo pelo qual as pessoas possuam tanto carinho por ele, que só durou até 2005 e em 2023 completa 20 anos”, diz.

Paralelamente, o produtor ressalta que, embora o Florença tenha ficado marcado pelos tributos, também houve espaço para artistas autorais de renome.

”As bandas covers fizeram a fama do evento, mas não vivíamos só delas. Tivemos grandes nomes do rock underground brasileiro naquele palco da Rua Alecrim. Ratos de Porão, Matanza, Mukeka di Rato, BNegão, Autoramas, Carbona, Zumbis do Espaço, entre outros”, lembra.

Por fim, Ricardo destaca a relevância do evento para a expansão do rock no Rio de Janeiro, especialmente no Subúrbio carioca.

”Acho que o Florença teve uma grande importância para o rock na Zona Norte, região que era carente de shows de bandas de expressão da cena underground [só se via no Circo Voador]. Hoje, nenhuma banda do Brasil recusa tocar no Subúrbio”, conclui.

Primeiro show da volta

Primeira banda a se apresentar no retorno do Florença, a Versönica, formada por Sequela (voz), Diego Castro (guitarra), Gabriel Sant’Anna (guitarra), Edu Martins (baixo) e PS (bateria), apresenta em seu repertório hits do hardcore/pop punk nacional e internacional, como ”História de Verão” (Forfun), ”Não Sei Viver Sem Ter Você” (CPM 22), ”What’s My Age Again” (Blink-182), entre diversos outros.

Destacando as lembranças que o Florença de antigamente traz em sua memória, o guitarrista Diego Castro afirma se sentir honrado em integrar a banda escolhida para estrear a nova versão do evento.

”A volta do Florença representa uma sensação de nostalgia de uma geração formada hoje por médicos, advogados, engenheiros, vendedores e até mesmo donos de bar. Nos remete à infância, encontrar amigos que não víamos há anos e curtir um bom e velho rock n’ roll. Assumir essa responsabilidade incrivelmente grandiosa de fazer parte da primeira banda a subir no palco do Florença depois de 20 anos é surreal, mágico! Uma honra enorme”, enfatiza.

banda versonica 2 Tradicional evento de rock da Zona Norte do Rio, Florença retorna após mais de 20 anos
Banda Versönica em show em São Gonçalo – Foto: Divulgação

Os ingressos para o Florença Rock Clube deste sábado estão à venda antecipadamente pelo site ”Sympla” e já encontram-se em 2º lote, custando R$ 25.

SERVIÇO

Florença Rock Clube – A Volta

  • Data: 15 de julho de 2023 (sábado)
  • Horário: A partir das 15h
  • Local: Casarão do Rock
  • Endereço: Rua Luís Martins, 425 – Vila Kosmos – Rio de Janeiro/RJ
  • Preço (2º lote): R$ 25
  • Ingressos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tradicional evento de rock da Zona Norte do Rio, Florença retorna após mais de 20 anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Tradicional evento de rock da Zona Norte do Rio, Florença retorna após mais de 20 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui