Novamente o Rio é palco de mais cenas de uma verdadeira Guerra Civil, e não é mais localizado em apenas um lugar, em um mesmo fim de semana são ataques no Alemão, Cidade de Deus e por aí vai, só para citar os que ficam mais na mídia. E, novamente, morre mais um pouco da esperança do carioca.
Se uma organização criminosa como o Comando Vermelho é capaz, de como colocou o El Pais em manchete “Semear o caos em resposta a megaoperação policial” Veja bem, eles incendiaram os ônibus na Avenida Brasil, não tinha como objetivo lucrar, vender suas drogas ou criar engarrafamento, não, o objetivo do CV foi apenas espalhar o terror.
Oras, se esta e outras organizações criminosas passam a ter como um de seus objetivos o terror, não mais apenas o lucro, muda então sua denominação e ela é clara, são Organizações Terroristas. Querem intimidar o Estado e provocar o terror social, pode não ser por motivos religiosos ou raciais, mas está claro que o fazem para manter seu poder em suas regiões e evitar que a PM faça ações contra eles, apostando no medo da população.
Se passarmos a usar as denominações claras do que está acontecendo no Rio, quem sabe podemos começar a combater de forma eficaz?