Tragédia de 2011 na Região Serrana ainda exige reparos

Projeto faz mapeamento para identificar os pontos que sofreram deslizamentos há mais de uma década

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Projeto de redução de riscos de desastres (RRD) do InfraCidades está fazendo estudos de campo na Região Serrana, onde aconteceu o maior desastre natural do Brasil em 2011 que matou mais de 900 pessoas. O engenheiro Bruno Magno, que trabalha no InfraCidades – projeto fruto da parceria entre a PUC-RIO e o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura – IEEA, está em campo com uma equipe de profissionais em Nova Friburgo visitando todos os locais onde aconteceram deslizamentos em 2011.

A nossa visita técnica tem o objetivo de olhar de perto as áreas de riscos remanescentes. Feito o estudo detalhado, vamos entender quais os locais precisam de novas obras e levaremos a necessidade diretamente para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades, sem intermediários” – afirma o engenheiro.

Os profissionais, que estão sendo acompanhados por equipes da Defesa Civil, também estão fazendo fotos aéreas por drones para que os engenheiros comparem as imagens de hoje com as fotos feitas logo após o desastre. O objetivo é monitorar as mudanças da maneira mais detalhada possível, para que a prevenção seja feita da maneira mais adequada.

A geomorfologia desta região exige atenção. Um deslizamento pode ter variadas causas, por isso precisamos estar perto para compreender se será necessário, por exemplo, intervenções de estabilização ou até a contenção de encostas” – explica Bruno Magno.

Advertisement

Nova Friburgo é a primeira cidade do Projeto RRD, iniciado em dezembro de 2022. Ainda esta semana serão mapeadas as cidades de Duas Barras, Petrópolis e Teresópolis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tragédia de 2011 na Região Serrana ainda exige reparos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui