Tragédia do Museu Nacional, culpa de todos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O trágico incêndio do Museu Nacional, ontem, é claro que gerou a boa e velha acusação política, em especial, de quem hoje é oposição ao governo de Michel Temer (MDB) que, claro, é culpado, mas não é o único. O culpado pelo incêndio do Museu Nacional, somos todos nós, inclusive este site e você que está lendo.

É o atual governo, que é parte presente de todos os governos desde a redemocratização, pelo menos, e nunca levou a sério a questão da cultura e da pesquisa no Brasil. E aqui incluo MDB, PSDB e quem quer que seja, que em todas as votações nunca pensaram na necessidade de aumentar o destino de verbas para os museus, mas é claro, a população nunca se mexeu quanto a isso.

A culpa é também dos 12 anos do governo PT, que diferente do que quer mostrar o candidato ao senado, Lindbergh Farias (PT) vem cortando a verba para o museu, desde 2013 estão sendo feito cortes. E a situação do museu não deteriorou absurdamente nesses 2 anos de Temer, já são quase 20 anos de integrantes do Museu Nacional reclamando da situação e do perigo de incêndio no local.

Também temos de culpar o PSol, que tentou se aproveitar politicamente do desastre, mas tem em seus quadros o reitor e boa parte da direção da UFRJ. A mesma entidade que já passou por vários incêndios nos últimos anos, não encontra uso para o Canecão, cujo terreno poderia arcar com boa parte das despesas do Museu Nacional. Mesma reitoria que tem orçamento bilionário, e liberdade para gastar como quiser, mas não era capaz de cortar parte de suas despesas para tentar salvar o museu. Provando a incapacidade de gestão e também devem ser culpados.

Advertisement

Não posso deixar de culpar o próprio Diário do Rio, que nestes 11 anos falou pouquíssimas vezes do Museu Nacional, salvo em caso de eventos e em alguns posts sobre a História do Rio. Talvez se fosse diferente, e falado mais sobre visitas ao local, que ano passado teve menos visitantes que o número de brasileiros no Louvre, poderíamos mostrar que o carioca gosta de cultura, pesquisa e museus. Mas não, foram menos de 20 matérias. E também é culpa do resto da mídia, seja as de televisão, jornal ou mesmo Instablogs.

Também o leitor é um pouco culpado, a grande maioria nunca foi ao Museu Nacional, ou apenas uma vez. Também escolhe mal os seus representantes em Brasília ou na ALERJ, sem pesquisar como deve ser feito, e sem saber as propostas. Quando o faz escolhe aquele com as mesmas cores ideológicas, seja pela direita ou pela esquerda, e torna o debate político estéril, em que a proposta importa menos do que quem a apresentou.

Finalmente, o debate da conservação agora está dentro do debate político, os candidatos a presidente, deputado, governador e senador vão ter de falar o que pensam e o que podem fazer para que anos de história e de pesquisa não virem cinzas como neste fatídico domingo. Talvez não seja sonho, que pelo menos nessa hora parte de política brasileira mudem e façam um grande acordo de que, não importando quem seja eleito, a história do Brasil e de quem a pesquisa, nunca mais será deixada em 2º plano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tragédia do Museu Nacional, culpa de todos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui