Uma multiplataforma com o intuito de multiplicar e propagar o trabalho de artistas independentes. É uma experiência para o público, com uma proposta de valorização à arte e aos artistas, a proposta do projeto é: “Ouvidos atentos. Corações abertos”. O Tranquilo é um palco e um espaço para quem é apaixonado por música e conexões. Nesta terça-feira, 19/11, o evento acontece na Ladeira das Artes.
O projeto surgiu há 6 anos e tudo começou com um encontro de amigos e artistas em formato de sarau em um quintal, em Belo Horizonte. E a iniciativa deu tão certo, que a música foi conquistando seu espaço na cidade, onde acontecia sempre às terças-feiras, pelo boca a boca e enchendo diferentes casas e quintais de Belo Horizonte.
O projeto cresceu e é uma grande rede de propagação e apoio à arte e hoje já acontece em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador.
O Tranquilo é uma experiência musical intimista, uma forma de apresentar a qualidade da música autoral do país de uma maneira que o público possa absorver e apreciar as canções em sua plenitude, com atenção e conexão.
Sem lugar fixo, toda divulgação ocorre dias antes via comunidade (redes sociais do Tranquilo, grupos e boca-a-boca).
O projeto teve suas duas primeiras edições no Rio de Janeiro em outubro e segue crescendo na cidade. Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, terceira edição, o Tranquilo Rio recebe os artistas Zeca Veloso, Zé Manoel e Malize.
O evento ocorre quinzenalmente e para receber o endereço da edição, o público tem que ir nas redes sociais do projeto e comentar “eu vou” nas publicações do evento! A interação do público nos perfis do projeto e dos artistas convidados é que fazem dessa iniciativa um grande sucesso.
Uma curadoria cuidadosa traz sempre nomes que vem se destacando na nova cena autoral e entre eles, um artista de renome. Já passaram pelo Tranquilo nomes como Nando Reis, Rodrigo Suricato, Jota Pê, que acaba de ganhar 3 Grammys e Os Garotins, que também ganhou um Grammy este ano.
Cada edição reúne em média duzentas pessoas, apesar da entrada ser gratuita, é sugerido um valor mínimo para ingressos colaborativos, que ajudam a manter o projeto ativo.
Para saber mais e acompanhar o projeto, basta acessar no Instagram: @tranquiloriodejaneiro