Transferência de beneficiários da Unimed-Rio para a Unimed Ferj escancara crise da empresa

Mais de 452 mil beneficiários em planos de assistência médica e cerca de 33 mil clientes em planos odontológicos serão afetados pela mudança. A cooperativa carioca deve a fornecedores e até condomínio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Unimed (Reprodução)

A Unimed-Rio vai transferir todos os beneficiários para a Unimed Ferj, outra cooperativa. O processo de migração dos consumidores já acontece desde abril. A Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, mas encerrará suas atividades como operadora de plano de saúde. O atendimento aos consumidores não será interrompido, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mais de 452 mil beneficiários em planos de assistência médica e cerca de 33 mil clientes em planos odontológicos serão afetados pela mudança. A Unimed Ferj vai ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio e vai assumir o hospital e os prontos atendimentos da empresa. Não está claro o que ocorrerá com os diversos fornecedores a quem deve a Unimed Rio.

Crise na Unimed-Rio

O momento de incertezas vivido pela Unimed-Rio pode ser traduzido pelo desequilíbrio financeiro da empresa. Fontes do DIÁRIO DO RIO afirmam que a companhia acumula dívidas com fornecedores, como revelou o colunista Quintino Gomes Freire. Além disso, a empresa, que é proprietária de quatro andares inteiros no moderno edifício comercial Shopping Paço do Ouvidor, na esquina da Rua Uruguaiana com a Gonçalves Dias e Rua do Ouvidor, está devendo diversos meses do condomínio dos 4 andares , em quantia que já totaliza centenas de milhares de reais. Procurada pela reportagem, a administradora do Condomínio preferiu não se pronunciar.

ANS orienta beneficiários

Depois do anúncio da Unimed-Rio sobre portabilidade de carências, a ANS emitiu novas orientações para os beneficiários. Segundo a agência, os dados dos consumidores ainda estão em processo de migração e não estão disponíveis no sistema do Guia ANS de Planos de Saúde, ferramenta usada para pesquisa de planos de saúde no mercado de saúde suplementar.

Advertisement

Para exercer o direito à portabilidade, os ex-beneficiários da Unimed-Rio devem observar algumas orientações específicas.

Ao acessar o Guia ANS de Planos de Saúde para a Portabilidade de Carências, eles precisam inserir o número de registro da operadora Unimed FERJ, bem como o número de registro do plano de saúde que possuíam na Unimed-Rio, conforme consta em sua carteirinha ou contrato.

Além disso, devem confirmar que o vínculo do beneficiário ao plano está ativo, indicar o motivo para a portabilidade – nesse caso, a troca de plano por escolha do beneficiário – e informar a data de adesão à operadora Unimed-Rio.

A ANS disponibilizou um canal específico por meio de sua central de atendimento telefônico. Os beneficiários podem ligar para o Disque ANS pelo 0800 701 9656, onde encontrarão uma opção de direcionamento para esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da carteira entre as operadoras. O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados nacionais.

A ANS ainda mantém outros canais de atendimento ao consumidor, como o formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor, no site da ANS, núcleos presenciais nas cinco regiões do país (com agendamento online pelo site da ANS) e uma central de atendimento exclusiva para deficientes auditivos, no número 0800 021 2105.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Transferência de beneficiários da Unimed-Rio para a Unimed Ferj escancara crise da empresa
Advertisement

27 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Uma vergonha, sem limite, são desumanos, com várias pessoas precisando de tratamento, e não conseguem atendimento.
    A migração, não demora este tempo todo, pois já faz uns 4 meses, e só escuto mentiras e mentiras, dos atendentes no atendimento telefônico.
    Eles, deviam ser honestos com toda a carteira de clientes do Brasil, simplesmente, dizendo a verdade, se será possível ou não, voltar a ser como era.
    Quantas pessoas idosas, precisando de atendimento, de consultas e até de um simples exame de sangue, e não conseguem.
    Até quando, seremos enganados, por está corja de pessoas desumanas?
    A ANS, para mim, e um órgão, que não vale nada, parece que estão apoiando, tudo que eles estão fazendo.
    Quando, ligo para eles, a resposta e igual aos atendentes, da UNIMED RIO, e não sei mais em quem confiar.
    Só peço, a Deus, que interfira nesta confusão, e acabei com este dilema.
    Nossos idosos, estão precisando, de voltar, com seus tratamentos.
    “PRESIDENTES DA UNIMED RIO, COLOQUEM A CONSCIÊNCIA PARA FAZER FUNCIONAR, E FACAM ALGUMA COISA, REAJA, POR FAVOR.
    PRECISAMOS DE UMA RESPOSTA URGENTE “

  2. Até quando esta pouca vergonha que envolve governo, ANS e empresários sem escrúpulos acobertados por quem deveria controlar vai continuar a céu aberto nesta republiqueta de bananas?
    Até quando o povo brasileiro aí continuar vendo tanta sujeira sem reagir?
    Talvez esteja perto o nosso Blade Runner.
    Talvez esteja na hora de reeditar a máxima: Olho por olho, dente por dente.

  3. Recebi informações ontem me passaram número para q emitisse carteirinha, mas. não consegui.E complicado para realizar tal informação.Apareceram 2 números ,mas o prazo para realizar tal emissão carteirinha não dá.Entao pq vcs não enviam através correio. Já paguei faturas Unimed Rio ( janeiro fevereiro,marco,abril e maio

  4. Com tantos comebtarios negativos.
    Nos que somos clientes. O que fazemos!
    Ans tera de nos dar uma alternativa .
    O mes de maio que vence amanha. Como fazemos. Temos que pagar?

  5. Sou de Porto Alegre e não consigo atendimento pela Unimed ferj, a Unimed rio não dá previsão da portabilidade. O pior de todos é a ANS, nunca se consegue falar com ninguém. Quanto ao site, é bastante burocrático e chega a um ponto que não progride mais. A verdade é que se não pagarem os hospitais, clínicas e médicos, a Unimed Ferj não irá operar. Creio que é de propósito,para o cliente desistir. Só com uma ação judicial, para conseguir o que já foi pago.

  6. EU ESTOU PASSANDO POR UM MOMENTO MUITO COMPLICADO COM UNIMED RIO! LIGO PARA PROCURAR DE MEDICO ELES DAR CONTATO QUE NÃO ATENDE! MRU FILHO ESTA EM TRATAMENTO! PQ ELE É PcD ENDOCRINOLOGIA E NUTRICIONISTA ELA CANCELOU O PLANO SEM AVISAR!

  7. Aqui de Joinville SC desde o dia 28/02 não consigo atendimentos! Já tentei a garantia de atendimento que eles mandam fazer e nunca tive retorno! Estou gestante e já solicitei emergência diversas vezes pra migrarem minha carteirinha pra Ferj e até hoje nada! Muitas pessoas na mesma situação, já abri reclamação com a ANS e nada! Estamos à mercê de uma empresa que trata os beneficiários com total descaso e a agência reguladora nada faz para dar suporte! Um absurdo!

  8. Moro em BH o meu plano é gerido pela Unimed rio, faço controle médico de 2 em 2 meses e desde janeiro estou sem assistência. Tento falar na Unimed ferj, responde que tenho que ligar na Unimed rio. Eles atendem, só que não lhe presta nenhum esclarecimento. Apenas que o recadastramento está sendo feito. Os boletos não param de chegar e você tem que pagar. Tento ligar na ans você fica horas e horas ouvido uma gravação e nada de ser atendido. Já não sei a quem recorrer.

  9. Estou a 6 meses tentando reembolso de anestesia e instrumentador cirúrgico, quando ligo dizem que o pagamento está aprovado e liberado, mas não tem previsão de data para depósito. Tenho Unimed Delta particular desde 1999, são 25 anos e estou perdida, não sei o que fazer.

  10. Não estou conseguindo nem mesmo marcar um exame de sangue de amilase. Já fiz de tudo , inclusive o requerimento de obrigatoriedade e não tenho nenhuma resposta. Em São Paulo parece que todos os associados se desligaram e não atendem mais.

  11. Em Porto Alegre estamos completamente desasistidos pelas Unimed Rio e Ferj desde março. Todo tipo de atendimento está bloqueado, mas os boletos para pagamento são pontuais. Comunicação não existe. Abandono total.

  12. Sou cliente da Unimed-Rio desde 2012. Desde o início do mês de abril não tenho conseguido atendimento em SP, pois informam que o plano está suspenso. Tenho tratamento há muitos anos com especialistas e não consigo atendimento. Até o momento nada resolvido.

  13. Até a onde isso vai chegar para o governo interferir a nosso favor pagando há mais 30 anos um plano de saude para quebrar e não tem solução até quando. Justiça é o caminho para nós.

  14. O brasileiro possui uma cultura tóxica de síndrome de estocolmo com planos de saúde, com casas de aposta, com faculdades privadas e com empresas de telefonia celular. Sempre que há uma dependência dessa natureza, o dependente sofre muito pois é feito de gato e sapato, assim como alguém que está apaixonado por uma mulher cruel e que não te quer.
    Meu conselho é: deixe de ser trouxa e valorize o SUS. Você não merece ficar pagando dois planos de saúde.

  15. Preciso ter acesso ao plano Unimed ferj para conseguir o boleto de pagamento que vence dia 15/05, bem como fazer o meu cadastro e cosguir a carteirinha virtual. Tento entrar em m contato, mas é impossível. O que fazer?

  16. Pessoal estou em Florianópolis SC, meu plano é Unimed Rio, em março tive que pagar uma consulta do gástrico pois já estava marcado e foi negado pela clínica, pois a atendente em bom tom, disse Unimed Rio está cancelada, liguei de lá msm, a operadora disse que está ativa mas não consegui atendimento, fiz vzs reclamações inúmeros protocolos e nada resolvem eu e minhas dependentes estamos sem atendimento, para consultas, exames eletivos e vários exames, urgente que preciso fz e nada de resposta, só te faz de palhaço no telefone entrei com um processo, pedindo os 3 meses pagos do extrato mas de 2 mil reais não consegui atendimento, estou pagando o que? Tive uma queda e só emergência, tinha que fz uma ressonância não consegui. Indignada com tudo isso, eles roubam e nós que pagamos conta.

  17. Meu filho foi migrado da Unimed-Rio pra Unimed Ferj ano passado. E esse mês recebi o e-mail encerrando o contrato de prestação de serviço. Meu filho é autista e já têm o plano quase 03 anos. Muito descanso com os clientes. Fatura sobe absurdamente, triplicou em 2 anos. Meu filho precisa das terapias e com a suspensão do plano, não posso pagar um novo plano com coparticipação.

  18. Sou dona de clínica e já tem 2 meses sem o repasse do pagamento da Unimed e sem previsão de pagamento. Seria de uma ajuda imensa se fizessem alguma reportagem sobre o pagamento das clínicas e profissionais que estão sem receber.

  19. Já estou sendo transferido para a Unimed Ferj. Está vem complicado o atendimento para conseguir a fatura. O cadastramento pelo site ainda não é possível. Ontem fiquei quase o dia inteiro para ser atendido. O meu plano é de saúde. Consegui obter a fatura a dois dias do prazo do pagamento.

  20. Pessoal sou cliente da Unimed Rio e real o atendimento está sendo negado em BH e quando ligamos na operadora de origem falam que não podemos ficar sem atendimento e nada está acontecendo até agora!
    Consultas eletivas e exames são impossíveis de conseguir!
    O boleto continua normalmente

    • Sim!!!!! Vc fala com a Unimed BH e eles negam mandando vc procurar a Unimed Rio. Assim fiz várias vezes pois precisava das consultas do meu psiquiatra, endocrinologista e mastologista, pois esses tenho que fazer acompanhamento regular. Disseram que iam me retornar para me passar os profissionais aos quais não garantiram que fosse os que me acompanham. Dois meses nessa luta. Até hj nada

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui