A transmissão de carnaval da Rede Globo em 2012, nos dias 19 e 20, voltará com a dupla Luis Roberto e Glenda Kozlowski (incluir aqui o seu malho predileto neles), na já tradicional “Esquina do Samba”, montada no início da Marques de Sapucaí.
A Globo terá mais de 2 mil pessoas trabalhando na transmissão. Na avenida, Renata Capucci e Flavio Fachel estão posicionados na Armação. Nas arquibancadas populares, Mariana Gross e Vandrey Pereira. No miolo da concentração, André Luiz Azevedo e Edmilson Ávila mostram a preparação das escolas para a avenida. No início da Sapucaí, Fábio Júdice e Sandra Moreyra acompanham de perto os últimos detalhes dos foliões antes de entrar na passarela do samba. Renato Ribeiro e Lilia Teles percorrem toda a avenida, mostrando os detalhes que as câmeras de transmissão não conseguem pegar. Os repórteres Monica Sanches e Paulo Renato Soares ficam posicionados ao final do desfiles e, na dispersão, Flávia Januzzi e Isabella Scalabrini fecham a avenida.
Localizado na dispersão da apoteose, o ‘Estúdio Globeleza’, entra em ação ao final da apresentação de cada escola de samba. Ana Paula Araújo comanda um time de comentaristas para debater quais foram os destaques, os melhores momentos e os problemas da agremiação que acabou de passar. Para essa tarefa, ela recebe a sambista Teresa Cristina, o produtor Haroldo Costa, a cantora Fernanda Abreu e o ator Eri Johnson. Além dos comentaristas, Ana Paula também terá a companhia de convidados especiais, gente ligada à música e ao samba.
No estúdio, um telão interativo touch screen exibe os melhores momentos e links com repórteres que estão na avenida, mensagens de internautas e notas dos telespectadores. O telespectador, aliás, poderá participar ativamente da transmissão, mandando suas opiniões e comentários sobre as escolas por SMS e vídeos colaborativos através da página de Carnaval do G1, que podem ser exibidos na TV. O público pode também dar notas para cada escola em seis quesitos: samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, fantasias e comissão de frente.
A cobertura dos desfiles do Rio de Janeiro traz novidades como um novo trilho conduzindo as câmeras acima da arquibancada da Apoteose, caminhando entre as escolas ao longo do desfile. Duas novas mini-câmeras HD estão posicionadas uma de cada lado da avenida. Uma grua garante a movimentação em meio a passagem dos carros e foliões e dois helicópteros captam imagens dos céu. Além de 40 câmeras, incluindo cinco sem fio, que estarão distribuídas ao longo da passarela do samba. Para o telespectador se sentir próximo da avenida, no segundo recuo da Sapucaí, uma câmera especial capta as imagens e, principalmente, os sons do coração das escolas: as baterias. O objetivo é detalhar os compassos de cada instrumento, trazendo ainda mais emoção para quem está assistindo ao espetáculo.
Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são exibidos no domingo, dia 19, depois do ‘Fantástico’ e na segunda-feira, dia 20, após o ‘BBB12’. Na segunda e na terça, a TV Globo exibe um compacto com os melhores momentos do dia anterior logo depois do ‘Jornal Hoje’. E, na quarta-feira de cinzas, dia 22, a apuração será transmitida após a reexibição da novela ‘Mulheres de Areia.
TRANSMISSÃO HD 3D, AO VIVO
A Rede Globo transmite em HD 3D, pelo terceiro ano consecutivo, o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Em 2010, apenas o Rio de Janeiro recebeu o sinal 3D. No ano passado, foi feita a primeira transmissão nacional com esta tecnologia, expandindo a experiência para outras cidades. A cobertura do evento conta com equipamentos utilizados na produção de cinema 3D em Hollywood, com 40 câmeras HD e 6 câmeras 3D nativas.
Além disso, pela primeira vez será utilizada uma câmera super-slow-motion 3D, capaz de criar imagens de até 800 quadros por segundos, que vai trazer ainda mais emoção para o espetáculo, dando a sensação de que o telespectador de que está passeando entre as alas, passistas e ritmistas.
A transmissão tridimensional pode ser conferida com exclusividade pelos clientes NET HD e NET HD Max, no canal 703, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a partir das 21h. O público presente no sambódromo poderá acompanhar a novidade através dos televisores 3D espalhados pela avenida.