Transplantado Renal, Marcelo Queiroz propõe Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos

A Frente Parlamentar que já conta com a assinatura de 233 parlamentares, o que somente reforça a importância da matéria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Melhorar vida das pessoas que precisam de doação de órgão e tecidos é o que propõe a Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos instituída pelo Deputado Federal Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ), transplantado renal desde 2017.

No momento em que o Brasil pela primeira vez passa pela situação mais crítica já vivenciada, com mais de 50 mil pessoas na fila aguardando por um transplante, o Deputado Federal Marcelo Queiroz, em coautoria com a Deputada Dani Cunha (União-RJ), protocolou a Frente Parlamentar que já conta com a assinatura de 233 parlamentares, o que somente reforça a importância da matéria. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a maioria espera por um rim: 29.690 pacientes.

De acordo com o deputado Marcelo Queiroz a frente terá papel fundamental para dialogar com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e demais órgãos públicos e privados.

Também temos como objetivo dialogar com a sociedade em geral para aprimorar as políticas públicas relacionadas a doação de órgãos e tecidos. Como transplantado renal sei a importância de avançarmos com políticas públicas permanentes para o tema. Há muito o que melhorar para dar mais suporte para as pessoas que estão aguardando doação. Estou muito feliz de ter o apoio da deputada Dani Cunha para fortalecer as discussões da frente parlamentar criada,” afirmou o deputado.

Advertisement

A deputada Dani Cunha, acredita que a iniciativa da Frente Parlamentar é mais do que um movimento, é um caminho para ampliar a conscientização desse ato tão importante e que salva muitas vidas.

No Rio, o Programa Estadual de Transplantes, o PET já é uma referência mundial, mas, queremos aprimorar a nossa legislação e a Frente será o nosso espaço de debates para a construção de políticas públicas e leis que incentivem e fortaleçam a doação de órgãos no Brasil. É uma honra lutar por esta pauta ao lado do deputado Marcelo Queiroz que, melhor do que ninguém, entende do tema, pois é um transplantado,” afirmou Dani.

Membro da Academia Nacional de Medicina e Diretor do maior centro de transplantes renais do mundo, o nefrologista José Osmar Medina, acredita que a iniciativa dará uma imensa contribuição para sociedade.

O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo – no SUS – e ainda pode dobrar este número quando a doação aumentar. Está frente parlamentar vai contribuir para corrigir a disparidade geográfica na disponibilidade de transplantes, dando a mesma oportunidade para todos os brasileiros independente de sua origem geográfica“, enfatizou Medina.

O Nefrologista da Santa Casa de Juiz de Fora e Presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Gustavo Ferreira, apoia a iniciativa, “A Frente Parlamentar sobre doação de órgãos é vista com muito bons olhos pela ABTO. Será uma oportunidade única para discutirmos o tema que poderá mudar a vida de milhares de pacientes que aguardam pela oportunidade de uma doação de órgão para continuar vivendo. Bons frutos poderão ser colhidos desta inciativa.”

Entre as principais propostas a serem discutidas está a instituição de um calendário fixo para realização de ações de conscientização para Doação de Órgãos e Tecidos e de Diagnóstico Precoce de Doença Renal com a dosagem da creatinina, a remuneração adequada dos centros de diálise e a garantia do transporte dos pacientes que realizam diálise.

O diretor de políticas associativas da SBN, Pedro Túlio Rocha, vê as propostas com grande entusiasmo, e afirma que os nefrologistas do Brasil recebem a notícia da criação da frente parlamentar pela doação de órgãos e tecidos, com boas expectativas.

O setor da dialise hoje passa por uma preocupante crise com fechamento de unidades por todo Brasil, e para os cerca de 140 mil brasileiros que recebem está terapia, um aumento no transplante torna-se uma opção de tratamento que leva a melhor qualidade de vida e sobrevida, contribuindo para resolução desta crise. ”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Transplantado Renal, Marcelo Queiroz propõe Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui