Primeiro dia útil após a flexibilização da quarentena autorizada pelo Governo do Estado na última sexta-feira (05/06), esta segunda (08/06) marca a retomada dos transportes intermunicipais no Rio de Janeiro sem as barreiras de restrição, que aconteciam em 15 estações de trem da SuperVia, 3 do MetrôRio e na Estação Arariboia, das barcas, em Niterói.
A partir de agora, as barreiras, que permitiam o embarque somente de profissionais dos serviços considerados essenciais, não existem mais, isto é, qualquer pessoa está apta a utilizar os respectivos meios de transportes. Entretanto, para embarcar é obrigatório o uso de máscaras. Não serão vendidos bilhetes a quem não estiver utilizando o equipamento de proteção, e tampouco será permitido passar pelas catracas.
Na Estação Arariboia, em Niterói, inclusive, guardas municipais utilizavam termômetros de testa para aferir a temperatura dos passageiros antes do acesso às barcas.
Desde meados de março, quando teve início o período de quarentena no Rio de Janeiro, o transporte intermunicipal coletivo estava interrompido ao público geral.
Não fiscalizam nada.
Não proíbem o ingresso de usuários sem máscaras.
E tem quem acessa com máscara, e, depois, tira.
Nas ruas, tem também pessoas circulando sem máscaras. E, pior, param ao lado de outras enquanto conversam.
Tenho vontade de matar essa gente toda sem máscaras!