Travessa do Comércio, no Centro do Rio, está prestes a ser reaberta após interdição

A liberação definitiva ocorrerá após uma vistoria que está programada para os próximos dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Desabamento de casarão no Arco do Teles, Centro do Rio - Foto: Diário do Rio

A reabertura da Travessa do Comércio, situada no coração do Centro do Rio, está mais perto de acontecer, após quase três meses de interdição. A passagem foi fechada em outubro do ano passado, devido ao desabamento de um imóvel. A Prefeitura do Rio anunciou que o processo de escoramento do casarão atingido está concluído, assegurando a segurança da área. A liberação definitiva ocorrerá após uma vistoria que está programada para os próximos dias.

Inicialmente, a Subprefeitura do Centro havia destacado a responsabilidade do proprietário na remoção dos escombros e no escoramento da fachada danificada, entretanto, a contratação dos serviços não ocorreu com a urgência requerida. A informação é do Jornal O Dia.

E com isso, em novembro, equipes da Rio Urbe foram enviadas ao local para mitigar riscos adicionais e desobstruir a passagem. No entanto, a instituição esclareceu não ser responsável por esse tipo de serviço, embora atue no escoramento para a liberação do trecho, dado que o imóvel é de propriedade privada.

O desabamento ocorreu no segundo andar do casarão de n° 19 da passagem. O imóvel, que integra o Arco dos Teles, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), e já havia sido alertado por Edimir da Silva Medeiros, um segurança que residia no local, sobre os riscos representados por uma árvore na parede do prédio.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

A Travessa do Comércio, originada por volta de 1740, é um símbolo do Rio Colonial, preservando detalhes arquitetônicos da época. O trecho é reconhecido pelos seus sobrados, calçadas de pedra e ruas de paralelepípedos, além de abrigar uma variedade de restaurantes e bares, atraindo moradores e turistas interessados na atmosfera única da localidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Travessa do Comércio, no Centro do Rio, está prestes a ser reaberta após interdição

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui