O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alterou 53 áreas de votação, em 10 cidades do estado Rio, para as eleições 2024. Segundo o TRE, o objetivo é manter a segurança do eleitorado, de mesários, candidatos, servidores e demais participantes.
A mudança impacta 171.341 eleitores, que votarão em novos endereços no dia 6 de Outubro, domingo de realização do primeiro turno. Ainda de acordo com o TRE, os antigos locais foram substituídos, após um estudo feito pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.
Nestas áreas, as urnas eletrônicas precisavam chegar protegidas por veículos blindados e com a mobilização de amplo efetivo policial, como explicou o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
“Se a urna precisava chegar aos locais de votação nessas condições, por conta de ações do crime organizado, o local não era seguro. A mudança é desafiadora em função da necessidade de preservar a comodidade e a praticidade para o eleitor. Ele precisa votar confortável e tranquilo, livre de pressões de qualquer tipo. E esse conforto significa também votar perto de casa. Portanto, as mudanças procuram evitar deslocamentos superiores a um quilômetro”, afirma o desembargador.
O maior contingente de impactados pela medida está na capital fluminense, onde 104.598 eleitores votarão em novos endereços.
A medida atinge também as cidades de Belford Roxo (4.709), Duque de Caxias (16.789), Nova Iguaçu (6.679), Itaguaí (15.301), Japeri (2.738) e São João de Meriti (6.456), na Baixada Fluminense, Itaboraí (4.940) e Niterói (6.396), na Região Metropolitana, além de Sapucaia (2.735), no Centro-Sul fluminense.
Também houve mudança em locais de votação por outros motivos: uma escola que deixou de funcionar, um prédio novo que foi construído. Em todo estado, são 444 locais de votação alterados.
A Justiça Eleitoral procurou organizar para que os novos locais fiquem a, no máximo, um 1,5 km de distância dos antigos. Mais de um milhão de eleitores vão ser afetados. Por isso, é importante confirmar o local de votação com antecedência. A consulta pode ser feita no site do próprio TRE.