O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro confirmou, em sessão extraordinária realizada neste domingo, a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao cargo de vereador na capital. A decisão foi tomada após a suspensão da condenação por improbidade administrativa que anteriormente barrava sua candidatura, conforme deliberação do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quarta-feira (2). As informações são do Agenda do Poder.
Na última sessão, realizada na quinta-feira (03/10), a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira havia solicitado vistas ao processo, adiando a decisão até a deliberação deste domingo. Com a decisão do STJ, que concedeu tutela de urgência ao ex-governador, o TRE deferiu definitivamente a candidatura de Garotinho.
“O perigo na demora também está caracterizado, tendo em vista a proximidade das eleições e a impugnação da candidatura do requerente, com prazo recursal em curso” — afirmou o ministro Salomão ao justificar a decisão que permitiu a participação de Garotinho no pleito.