O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, ao todo, 3.470 pedidos de registro de candidatura. Foram apresentados 12 pedidos de registro de candidaturas para governador, além de 15 para senador, 1.095 para deputado federal e 2.306 para deputado estadual.
São 23 candidatos a deputado federal por vaga, são 43 cadeiras em Brasília. Já para deputado estadual o jogo é um pouco mais difícil, são 33 candidatos por vaga, boa sorte ao nosso colunista Bruno Kazuhiro em disputar uma das 70 cadeiras.
O prazo para os partidos políticos darem entrada nos pedidos de candidatura se encerrou nesta quarta-feira (15), às 19h. No entanto, o candidato escolhido em convenção que porventura não teve o registro apresentado por sua agremiação poderá requerê-lo diretamente ao TRE-RJ. O prazo é de dois dias, contados a partir da publicação do edital com a lista de todos os pedidos.
Tudo sobre as eleições 2018 no Rio de Janeiro
Os registros de candidatura, após serem submetidos à Justiça Eleitoral, podem ser impugnados (contestados) por candidato, partido político, coligação ou Ministério Público, no prazo de cinco dias a partir da publicação de edital com a lista de todos os pedidos realizados pelas agremiações. O eleitor pode, nesse mesmo prazo, apresentar notícia de inelegibilidade. De acordo com o calendário eleitoral, todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, devem ser julgados até 17 de setembro pelo TRE-RJ.