TRE nega pedido de Romário para tirar Bolsonaro de programa de Clarissa Garotinho

O teor da decisão impôs dupla derrota a Romário, judicial e simbólica, já que o ex-jogador tem escondido Bolsonaro em seus programas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jair Bolsonaro e Clarissa Garotinho

O TRE negou pedido do Partido Liberal para que a candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro Clarissa Garotinho (UB) retirasse, de sua propaganda eleitoral gratuita da TV e de suas redes sociais, peças em que ela demonstra proximidade com presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive alegando ter a “confiança do Presidente Bolsonaro”. O PL é o partido do senador Romário, que busca a reeleição com apoio do campo conservador, mesma estratégia adotada pela postulante do União Brasil. A decisão foi do último dia 31. Entretanto, o mesmo Romário vem escondendo Bolsonaro de sua campanha:

A representação foi indeferida pela desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga. A relatora entendeu que a propaganda eleitoral da campanha de Clarissa não descumpre as restrições estabelecidas no Artigo 54 da Lei das Eleições, uma vez que não fica configurada “propaganda cruzada”, mas sim “uso promocional de afinidades políticas já existentes”. E a magistrada concluiu: as peças da candidata estão “de modo condizente com o legítimo debate político, próprio do contexto da disputa eleitoral”.

O teor da decisão impôs dupla derrota a Romário. A primeira delas é judicial. Os advogados do PL chegaram a alegar que as peças estariam induzindo o eleitor a supor “que ambos (Clarissa e Bolsonaro) sejam filiados ao mesmo partido ou integrantes da mesma coligação”. A alegação foi rejeitada pela magistrada. A segunda derrota tem efeito simbólico. Embora Romário esteja escondendo Bolsonaro em sua campanha, Clarissa, sem ser do partido do presidente, tem procurado defender o presidente quase todos os dias na TV, no rádio e nas redes sociais.

Clarissa também vem apresentando propostas mais alinhadas com o campo conservador de direita do que Romário. O principal mote da campanha dela é a defesa da “castração química para estupradores e pedófilos”. Somando-se isso à defesa de Bolsonaro, Clarissa conseguiu o maior crescimento dentre todos os candidatos, desde que começou o horário eleitoral gratuito de TV/rádio (26/08). De acordo com pesquisa Datafolha do último dia 1, dobrou o percentual de intenções de votos para ela, de 4% para 8%, em comparação à pesquisa anterior, do dia 18. Inclusive, Clarissa usa a imagem de Bolsonaro e sua esposa Michele Bolsonaro no vídeo de seu jingle:

Advertisement

Nos últimos meses, quase todas as vezes que o Bolsonaro esteve em um evento importante no Rio, eu estava junto. Na ida dele a Petrópolis, durante a tragédia que atingiu a cidade; na Marcha para Jesus; na visita a Itaboraí, no Gaslub; na ida dele a São João da Barra, para lançamento da pedra fundamental de uma nova usina movida a gás; na solenidade para anúncio de regularização de terras, no Cristo Redentor. Estar ao lado dele é um orgulho para mim”, disse Clarissa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE nega pedido de Romário para tirar Bolsonaro de programa de Clarissa Garotinho
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui