Trecho da Avenida Brasil que dá acesso à Francisco Bicalho é reaberto ao trânsito

Com a liberação, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, agora podem seguir em direção ao Centro, à Tijuca e ao Túnel Rebouças sem a necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Novo trecho visa facilitar o acesso dos veículos à Avenida Francisco Bicalho - Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Foi reaberta, neste sábado (02/12), a pista lateral da Avenida Brasil, no sentido Centro do Rio de Janeiro, no trecho entre a Rua Santos Lima e a Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária da capital fluminense.

O trecho estava interditado para obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG). De acordo com a Prefeitura, trata-se de mais um passo da preparação da região para o início do funcionamento do corredor de BRT Transbrasil, previsto para começar a operar em janeiro de 2024. Já o TIG deverá ser entregue em dezembro.

Com a liberação da via, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, agora podem seguir em direção ao Centro, à Tijuca e ao Túnel Rebouças sem a necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro. Com a reabertura, fica restabelecida a ligação direta, anteriormente existente, entre a Avenida Brasil e a Avenida Francisco Bicalho.

Advertisement

A pista lateral da Avenida Brasil, no sentido Centro, via por onde circulavam aproximadamente 13 mil veículos diariamente antes das obras, passa a se constituir em uma alternativa viária, aliviando o Gasômetro, que se apresenta saturado, recebendo um volume médio de 7.200 veículos por hora, superando os 115 mil por dia por sentido.

Com a transferência parcial do fluxo veicular do Gasômetro para a pista lateral da Avenida Brasil, é esperada melhora na fluidez e, consequentemente, redução dos tempos de viagem no acesso ao Centro e zonas Norte e Sul do Rio.

O percurso liberado, em continuidade da pista lateral da Avenida Brasil a partir do Caju, se utiliza das ruas Sá Freire, Conde de Leopoldina e Avenida Brasil até a chegada na Avenida Francisco Bicalho, com capacidade para comportar 3 mil veículos por hora, podendo atingir cerca de 36 mil a 42 mil veículos por dia.

Vale ressaltar que a Prefeitura do Rio realizou obras de infraestrutura nesta rota. As vias tiveram o seu asfalto recuperado, com serviços de fresagem e de recapeamento. A sinalização vertical do trecho também foi recuperada, com nova pintura e implantação de diversas placas de regulamentação e advertência.

Para orientar os motoristas, agentes de trânsito da CET-Rio estão posicionados ao longo do percurso liberado para monitorar o tráfego e efetuar os ajustes necessários. Para acesso ao Túnel Marcello Alencar e à Rodoviária permanece a recomendação do uso da pista central da Avenida Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trecho da Avenida Brasil que dá acesso à Francisco Bicalho é reaberto ao trânsito
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui