Trem-Bala Rio-São Paulo volta a ser prioridade para Governo Federal

Orçado em mais de R$ 50 bilhões, o trem-bala contará com quatro estações nas regiões centrais do Rio de Janeiro e São Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Trem-Bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, estados da Região Sudeste, voltou a ser prioridade para o Governo Federal, tendo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizado a construção dos trilhos, no início deste ano, por meio de publicação no Diário Oficial da União, onde constava a informação de que a empresa responsável pelo empreendimento, a TAV Brasil, teria um plano de operacionalização das obras.

Pelo documento de requerimento da outorga, a TAV Brasil deverá concluir os estudos e projetos do veículo, até o mês de dezembro de 2024. De acordo com o cronograma da companhia, as desapropriações devam terminar até dezembro de 2025.

Orçado em mais de R$ 50 bilhões, o trem-bala contará com quatro estações nas regiões centrais do Rio de Janeiro e São Paulo. Pelo projeto, haverá interligação com outras ferrovias, como o Ramal Santa Cruz (RJ), Trem Intercidades (São Paulo-Campinas) – ainda não concluído; KM 0 do metrô de São Paulo e o Km 0 da CPTM (SP).

O veículo deve entrar em funcionamento, em 2032, percorrendo os dois estados em apenas 1h30 (90 minutos), a uma velocidade média de 350 km/h e 378 km, em ferrovias.

Advertisement

A TAV Brasil tem dado prosseguimento às negociações com governadores e prefeitos dos locais por onde o trem irá passar, para que, em caso de necessidade de alterações, os procedimentos sejam realizados com celeridade.

As informações são da Revista Fórum.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trem-Bala Rio-São Paulo volta a ser prioridade para Governo Federal
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Então, quem vai gastar 1:30 a mais pra Santa Cruz de trem? Ver venda de drogas, gente armada pelo caminho….??? Fica a curiosidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui