Trens da SuperVia podem parar de operar em agosto

Durante uma audiência na Alerj foi divulgado que caso não haja um acordo financeiro entre a SuperVia e o Governo do Estado os serviços serão interrompidos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de trem da SuperVia - Foto: Banco de Imagens/Henrique Freire

Na segunda-feira, (11/07), foi realizada uma audiência pública da CPI dos Trens da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e durante o encontro foi divulgado pela Gumi Brasil, controladora da SuperVia, que depende de recursos do Governo Estado para continuar operando o serviço.

A partir de agosto, o sistema ferroviário pode ter serviço interrompido caso não haja acordo entre o Governo do Estado e a companhia que detém o controle acionário da concessionária SuperVia.

Em 2010, o contrato de concessão com a SuperVia foi prorrogado pelo Poder Executivo até 2045. No entanto, a concessionária pode devolver a gestão em 2023, caso não estejam sendo cumpridas as obrigações previstas.

Segundo o diretor-executivo da Gami, Kazuhisa Ota, a expectativa é de que seja firmado um novo termo aditivo para que o Governo do Estado garanta o reequilíbrio financeiro do contrato, permitindo que a empresa, que se encontra em recuperação judicial, volte a operar o sistema de forma eficaz.

O subsecretário de Mobilidade da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), Alexandre Daiuto, afirma que o valor exato do repasse ainda está sendo discutido por representantes da pasta, como: a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), da empresa Gumi Brasil e da SuperVia. O acordo deve ser celebrado ainda este mês.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trens da SuperVia podem parar de operar em agosto

19 COMENTÁRIOS

  1. Bem isso e papo furado de que os trens vão parar em agosto ou podem parar ,quero ver isso acontecer e se acontecer e hora dos governos do estado e municipio tomar uma atitude de governo e não de moleques que nada fazem e veem . Revejam a concessão ou entreguem logo para a Vale ou outra empresa que seja mais honesta e menos corrupta que a atual . A população quer um transporte seguro e eficiente sem as desculpas que inventam para o ter aumentos .

  2. Isso é uma vergonha nosso sistema de transporte ferroviário é muito precário quem sofre é povo que trabalha e precisa usar essa porcaria de trens cheio de camelos os governantes precisam tomar vergonha na cara ok.

  3. desde a decada de 1970 o transporte ferroviario no Brasil teve o cume da falta de investimento e planejamente dando com extinçao da RFF-SA e com abandono inicial na decada de 1960 com prioridade ao tranporte rodoviario ficamos refem do transporte rodoviario que transporta menos polui mais mnada de confortavel no urbano e caro em fretes no de carga e quebra de produtos a transporta temos que mudar radicalmente essa filosofia burra e perversa no Brasil caso contrario cada vez o povo sofrera e o pais se atrasara..

  4. Trem é transporte de massa, deveria transportar milhões de passageiros ao dia por uma tarifa irrisória. Desde sempre o trem era sinônimo de transporte acessível à todos, mesmo aos mais pobres entre os pobres.
    Hoje em dia, a filosofia é oferecer um transporte sem conforto, inseguro e não-confiável, mas cobrando preços absurdos.
    O resultado ? A clientela foge, o sistema se esvazia e se torna cada vez mais deficitário e caro para o cidadão.
    E aí vão bater na porta do Estado-mãezona para conseguir os milhões pra manter a farra.
    Chega de sustentar incompetência !

  5. por favor pesquisem o Trem bala Japonês inaugurado em 1964 Tmb o TGV francês inaugurado em 1981 .Enquanto o brasil for aquele de 1500 das roubalheira hereditárias .Jamais Respeitará o Povo .que é sempre massacrado por má gestões ! PRESERVE O VERDE FLORESTA ,POR QUE O CLIMA DO PLANETA DEPENDE DISSO .ESTUDE REFLITA & SEJA FELIZ .CASTANHAS DO PARA NO LIGAR DE SACRIFICAR GADO ,FAVORECENDO FAZENDEIRO .SEM BOM CENSO ! CHURRASCO ENTOPE AS CORONÁRIAS .GENIO$
    SHALOM

    INFINITOS SÃO O UNIVERSO & A ESTUPIDEZ HUMANA ALBERT EINSTEIN

  6. Corrupção e descaso com o povo que paga seus impostos, uns governantes de merda, que só olha seus interesses enquanto receberam voto para estarem a frente de um estado!

  7. No meu ponto de vista a solução é a Gestão Compartilhada, implementada através de um Consórcio Intermunicipal, abrangendo todos os Municípios servidos pelos atuais ramais da Supervia. Este Consórcio operaria em conjunto com o Governo do Estado e com Empresas do Setor Privado. Somente desta forma seria possível dispor da soma de recursos necessários para investir nas melhorias necessárias, sem onerar os usuários.

  8. Tudo engraçadinho…
    Isso é privatização de serviços a moda …;
    O cara compra, não presta os serviços adequadamente e ainda querem aporte financeiro do estado, sob alegação de que tiveram prejuízo durante a pandemia, pois diminuíram os passageiros.
    Duplamente incompetentes, nos anos anteriores alto lucro e agora com milhares de usuários precisando dos serviços e lhes é negado (poderiam arrecadar o que lhes é negado).
    Vende que os serviços melhoram!!!

  9. O transporte ferroviario, dado nome de “”super vua””, nunca foi rentável. Nas mãos di governo,não há o que explicar, sabemos, que nada funciona a contento. O desprezo pelo bom desempenho e desconhecido. Empreguismo roubalheira,et,etc Então ainda que passando oara terceiros, esta chegando ao “” nada””. Não como aumentar o preço, o povo usuário está na miserável. O que fazer?? Uma incógnita. Passando par um de superfície, qye atravessa a cidade, quem o sustenta? Se anda sempre carioca. Um sobe o oiyro desce, ejam o interior, meia dúzia de figurS. Enfim obra política, desse que agirá aparece fazendo isto é aquilo, girando as eleições Após, vai chutar o balde. Viagem no metrô subterra eo e notei o balançar dis carros, S batidas dos rodados nos trilhos.Isto sr chama,”” falta de manutenção ao””. E, porai vai. Brasil rico, com um povo sem nada A isto se chama… Paiz atrazado, graças, aos go erros de todas as esferas. O que irá acontecer, lá ba frente????? UMA INCOGNITA DO TAMANHO DO BRASIL. Quem viver,verá!!!!

  10. Infelizmente, estamos largado traças não temos ninguém para poder nos representar no Estado do Rio de Janeiro, tudo ruim trens transportes urbano, os deputados e o governador não utilizam o transporte público.

  11. Melhor devolverem logo, pois não entendo como uma empresa que ganhar milhões ainda precisa de subsídio do governo essa sacanagem tem que acabar, anos e anos de concessão e as composições lotadas de camelôs o dia todo, nada contra pois todos devem trabalhar agora dentro do trem é osso, Metro Rio entrega tbm um sistema caro demais para o que entrega ganha rios de dinheiro também com marketing nas composições e alugueis nas estações e uma passagem caríssima.

  12. A empresa que deveria ter a concessão dos trens ao meu ver teria que ser a Vale, pois no Nordeste tem trens da Vale que operam e são impecáveis…

  13. No Japão o trem é bala. Aqui é bosta. Mandaram o japonês Ota para nós fazer de OTArios. Entreguem essa ferrovia de vez para os camelôs, pelo menos sabemos os trens que eles vendem. Rsrs…

  14. Este Estado do Rio é uma piada pronta. O Sr. OTA e RIO se reúnem pra conversar sobre o serviço ferroviário. Um comprou a Supervia achando que iria lucrar e o outro concedeu achando que iria se livrar da dor de cabeça. Sem mudança cultural e respeito à propriedade privada e aos contratos o povo é feito de otário.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui