Os trens expressos do Ramal Santa Cruz entram em fase de testes, nesta quarta-feira (08/11), reintroduzindo os serviços nos horários de maior movimento durante a manhã e no final da tarde. Esta iniciativa é uma parte essencial do Plano de Ações Imediatas, resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana e a SuperVia, por meio da Central Logística, com o intuito de beneficiar os usuários do sistema ferroviário.
A retomada desses serviços fundamentais baseia-se em estudos de demanda que identificaram a crescente necessidade de atender um número maior de passageiros que se deslocam para o Centro do Rio e para a Zona Oeste da cidade nos horários de pico. Serão realizadas oito viagens durante a manhã (com horários entre 3h53 e 6h08) no sentido Santa Cruz – Central do Brasil e sete viagens à tarde (com horários entre 16h40 e 18h40) no sentido Central do Brasil – Santa Cruz.
O Ramal Santa Cruz, que opera de segunda a sexta-feira, transporta cerca de 57 mil pessoas diariamente, um elemento vital da infraestrutura de transporte da cidade.