Três estudantes do RJ são selecionados para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Ana Clara, Emerson e Isabelle, alunos da rede estadual do RJ, foram selecionados para representar o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025, com projetos sobre juventude e integração regional.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Três alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro foram classificados para representar o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) em 2025. Ana Clara Conceição, Emerson Silva e Isabelle Martins tiveram seus projetos selecionados na etapa classificatória do programa, que busca incentivar o protagonismo juvenil e o debate sobre temas como integração regional e mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

Em maio, os estudantes participarão de uma formação presencial em Brasília, ao lado de jovens de todo o país. No encontro será definido quem será o titular do Rio de Janeiro na Etapa Internacional, que acontecerá em Foz do Iguaçu, em agosto. Os outros dois ficarão como suplentes.

“Espero que esta viagem seja uma experiência enriquecedora, significativa, emocionante, marcante e que acrescente muito na minha vida”, disse Ana Clara Conceição, de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio no Ciep 140 Mario Cesar Gomes da Silva, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana.

Isabelle Martins, do Colégio da Polícia Militar Elisângela Bessa Cordeiro, em Areal, no Centro-Sul Fluminense, e atual parlamentar juvenil da Alerj, celebrou a nova oportunidade: “Quando surgiu a oportunidade de eu participar do Parlamento do Mercosul, eu falei: é a minha chance”.

Do Colégio Estadual Afonso Pena, no Andaraí, Zona Norte do Rio, o estudante Emerson Silva, de 15 anos, comentou sobre suas expectativas: “Estou com expectativa alta para conhecer novas pessoas, viajar para fora do estado, pois nunca tinha ido. E, claro, para saber como funciona a dinâmica do parlamento”.

Durante os dois anos de mandato no PJM, os jovens selecionados participam de formações e encontros, onde discutem a realidade das escolas e comunidades em que vivem, além de propor projetos voltados para o meio ambiente, a democracia, os direitos humanos e a cultura de paz.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a relevância da iniciativa: “A participação dos nossos alunos neste programa é muito importante, porque faz com que eles aprendam mais sobre política. Além de possibilitar a reflexão crítica, o exercício da cidadania, da democracia e da liderança”.

Para concorrer, os estudantes precisavam estar matriculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede pública e apresentar um projeto próprio, com orientação de um professor e autorização dos responsáveis. A proposta deveria focar no estímulo à participação juvenil nas escolas.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa internacional que busca envolver jovens de diferentes países na construção de um futuro mais justo, sustentável e democrático para a região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Três estudantes do RJ são selecionados para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2025ddr newsletter Três estudantes do RJ são selecionados para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui