Na manhã da última quinta-feira (23/11), agentes do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram uma operação conjunta para reprimir a extração ilegal de ouro na cidade de Laje do Muriaé, na região Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
A ação foi desencadeada após os policiais receberem a denúncia sobre a presença de uma balsa que estaria praticando a referida atividade irregular.
De imediato, agentes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental – subordinada ao CPAM – e técnicos do Inea se deslocaram ao local da ocorrência, onde constataram a ação de três homens que estavam no interior de uma balsa.
Ao serem questionados pelos policiais, os criminosos confessaram que a embarcação pertencia a um morador do município de Leopoldina, em Minas Gerais, e que também não tinham qualquer licença ou autorização dos órgãos ambientais que autorizassem a atividade de extração de minério.
Com eles, foram apreendidos diversos materiais utilizados na extração de ouro, entre eles cinco carpetes; três roupas de mergulho; um cinto de chumbo; uma bateria; uma cuia; um respirador; 15 metros de mangueira; e um óculos de mergulho.
Os três acusados foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde permanecem detidos.