Tribunal de Justiça do RJ designa 23 juízes para comarcas no interior e na capital

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nomeia 23 novos juízes para varas sem titulares na capital e em comarcas do interior, garantindo o atendimento em áreas carentes de magistrados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) aprovou, nesta segunda-feira (11), a nomeação de 23 juízes para atuar em comarcas da capital e do interior que estavam sem titulares. A partir de 1º de dezembro, varas judiciais em Angra dos Reis, Belford Roxo, Búzios, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Seropédica, Rio das Ostras e Valença terão juízes permanentes, garantindo a continuidade do atendimento judiciário. Com informações da Agenda do Poder.

Segundo o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a alocação dos juízes foi decidida por consenso, respeitando o critério de antiguidade, e todos os novos titulares deverão permanecer nos cargos por pelo menos um ano. “Há varas que estão há anos sem titular”, destacou o desembargador, mencionando a importância da regularização desses postos para o acesso da população à justiça.

Comarcas beneficiadas e novos juízes titulares

As varas de várias cidades contarão com novos titulares a partir do próximo mês. Entre as designações, estão:

  • Angra dos Reis: 1ª Vara Criminal e 1ª Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso.
  • Belford Roxo: 1ª Vara Criminal.
  • Campos dos Goytacazes: 5ª Vara Cível e o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Especial Criminal.
  • Armação dos Búzios: 1ª Vara.
  • Itaperuna: 2ª Vara Cível.
  • Macaé: 2ª Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso.
  • Rio das Ostras: 1ª Vara da Comarca.
  • Valença: 2ª Vara.

Além das cidades mencionadas, foram designados quatro juízes para varas regionais do interior e oito para unidades judiciais da capital, entre elas a 7ª, 11ª, 19ª, 36ª, 38ª, 69ª, 82ª e 122ª varas.

A posse dos novos juízes está marcada para o dia 25 de novembro, na última segunda-feira do mês, e a atuação efetiva começa no dia 1º de dezembro. Esse movimento visa fortalecer o sistema judiciário estadual, especialmente nas regiões que carecem de atendimento contínuo por conta da ausência de juízes titulares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tribunal de Justiça do RJ designa 23 juízes para comarcas no interior e na capital

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui