Gabriel Monteiro não poderá disputar as eleições deste ano

A decisão foi do TRE-RJ. O ex-vereador ainda pode recorrer a instâncias superiores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vereador Gabriel Monteiro Imagem: Divulgação/Câmara do Rio

Por 6 votos a 1, o O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu que o ex-vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) não poderá concorrer ao cargo de deputado federal. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 31/08, em resposta a uma impugnação feita pelo candidato a deputado federal André Barros (PSOL-RJ) com base no processo de cassação na Câmara Municipal do Rio. O ex-vereador ainda pode recorrer a instâncias superiores.

Por decisão dos desembargadores (4 votos a 3), em resposta a um pedido do Ministério Público Eleitoral, Gabriel Monteiro deverá devolver imediatamente todo o recurso disponibilizado a ele pelo Fundo Eleitoral e não poderá mais aparecer nas propagandas gratuitas de rádio e TV.

No último dia 18 deste mês de agosto, Gabriel Monteiro foi cassado por 48 votos a dois — eram necessários 34, 1/3 dos parlamentares. Os vereadores da cidade do Rio de Janeiro entenderam que Monteiro faltou com decoro e ética diante das denúncias de estupro, assédio sexual e assédio moral, além de uso do cargo para alavancar seu canal no YouTube. Com a cassação, Gabriel Monteiro se torna inelegível por oito anos.

Com a decisão, o partido do agora ex-candidato deve avaliar que a legislação dá prazo de 20 dias antes da eleição para substituí-lo. Enquanto ele for um candidato sub judice, seus votos não serão computados mesmo que ele tenha votos no dia da eleição. Se o Tribunal Superior Eleitoral confirmar o julgado nesta quarta-feira e indeferir o registro mesmo após a eleição, seus votos serão anulados”, afirma a procuradora regional eleitoral, no Rio, Neide Cardoso de Oliveira.

Advertisement

De acordo com analistas políticos, sem Gabriel Monteiro, o PL do governador Cláudio Castro pode fazer até dois deputados a menos, pois o ex-vereador seria um puxador de votos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gabriel Monteiro não poderá disputar as eleições deste ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui