Nesta terça-feira (22/10), é celebrado o dia do co-padroeiro do Fluminense Football Club, São João Paulo II. Por esse motivo, haverá o primeiro encontro dos integrantes da Confraria dos Devotos Tricolores de Nossa Senhora da Glória e São João Paulo II. A confraria – uma associação formal de fiéis católicos torcedores do Fluminense – já se encontra registrada e aguardando o “recognitio” do Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, para a continuidade do rito e concretização de seu instituto.
O encontro acontece na Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que fica na Rua do Ouvidor, centro histórico do Rio de Janeiro, com missa às 12h, celebrada pelo Padre Vitor Pimentel Pereira. A organização convidou ainda as pessoas que vão à missa, pedindo que usem a camisa do Fluminense Football Club.
Além disso, o Padre Núbio conseguiu o empréstimo de uma Relíquia de São João Paulo II para ser utilizada na bênção aos Devotos Tricolores presentes na missa desta terça-feira. O evento começa as 11h com uma confraternização e a Missa deve ser ao meio-dia, como é costume daquela irmandade. Os membros fundadores da confraria assinarão os documentos que formalizam sua adesão após a Missa.
A Confraria dos Devotos Tricolores de Nossa Senhora da Glória e São João Paulo II foi fundada no dia 15 de agosto de 2024, em data da memória litúrgica de Nossa Senhora da Glória – a padroeira do Fluminense Football Club. A devoção é atribuída à proximidade da sede do Fluminense no bairro das Laranjeiras à tradicional igreja de Nossa Senhora da Glória, sita no Largo do Machado, cuja bonita construção foi inspirada na londrina “Saint Martin in the Fields”.
Sobre a Igreja
A igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores é uma das mais antigas do Rio. Começou a ser construída em 1743, sendo inaugurada em 1750. Em estilo barroco, o templo foi ampliado nos anos 1860 com esforços dos comerciantes do Centro. Algumas curiosidades chamam a atenção de frequentadores e visitantes: o medalhão de pedra que orna a fachada da igreja foi encontrado após ter sido escondido dos franceses durante a invasão comandada por Villegagnon; na sacristia está a bala de canhão disparada pelo encouraçado Aquidabã durante a Revolta da Armada, em 1893; e, no último dia 23 de agosto, o relógio da fachada, que ganhou uma nova máquina da marca italiana Canonico Lagonegro (especializada em relógios de igrejas de todo o mundo), voltou a funcionar depois de 100 anos parado.
Serviço:
Primeiro encontro dos integrantes da Confraria dos Devotos Tricolores de Nossa Senhora da Glória e São João Paulo II
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Rua do Ouvidor, 35
Terça-feira, 22/10, às 11h, com Missa às 12h