Trilha Transcarioca: mais de 4 maratonas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Trilha Trans CariocaJá imaginou percorrer uma trilha de 180km de extensão? Começando pela Restinga de Marambaia, em Grumari, subindo as encostas de Guaratiba, atravessando o Parque Nacional da Tijuca e, por fim, aos pés do Pão de Açúcar; a Trilha Transcarioca promete ser a primeira trilha de longo curso no Brasil, criando um corredor ecológico e garantindo a saúde da nossa fauna e flora.

O projeto da Trilha foi apresentado pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, pelo chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto de Castro, e pelo secretário executivo do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, Celso Junius, em trecho que integrará a trilha, de aproximadamente 1,5 quilômetros, percorrido da Vila Militar, em Copacabana, até o topo do
morro da Babilônia.

– Queremos mais visitação, mais ecoturismo e mais proteção ao meio ambiente. Estes ecossistemas vão ser conhecidos, desvendados. Vamos integrar a gestão destes parques e com isso aumentaremos a segurança dos visitantes, além dos corredores de diversidade e os
atrativos para o ecoturismo criando milhares de empregos verdes e protegendo mais a nossa
fauna e a nossa flora – disse o secretário de Ambiente, Carlos Minc.

Advertisement

A ideia também prevê estímulo aos visitantes externos, como uma oportunidade de conhecer a cidade toda de uma vez só ou um percurso a cada dia, para completar o circuito inteiro. Já o morador do Rio vai ganhar a oportunidade de conhecer o seu quintal de outro ângulo e novos atrativos.

Restinga da Marambaia

Minc também ressaltou que a ideia é de integração: São quilômetros de beleza sinalizando as árvores da Mata Atlântica e quais os pássaros de cada região, resultando em mais ecoturismo e mais proteção ao meio ambiente. Já para Celso Junius, secretário executivo do Mosaico Carioca, a ideia é capacitar os moradores das comunidades, para que eles façam o trabalho de segurança, de guia e proteção ambiental. São eles os grandes responsáveis pela guarda dos parques comunitários.

Quem tem coragem de se aventurar nos 180km?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trilha Transcarioca: mais de 4 maratonas!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui