Banhistas que estavam em Saquarema, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, tomaram um susto na manhã desta sexta-feira (28/01). Isso porque um tubarão foi visto próximo à faixa de areia das praias da Vila e de Itaúna, duas das mais movimentadas da cidade. Segundo relatos de pessoas que estavam por lá, o animal media mais de 2 metros.
Para o biólogo Marcelo Szpilman, de acordo com as imagens, trata-se de um tubarão galhudo ou galha-preta. Segundo o especialista, o aparecimento de tubarões é mais comum no verão, quando eles se aproximam do litoral, e não há motivo para pânico.
”Não há nada demais no fato de verem um tubarão perto da praia, qualquer praia. É ali que ele se alimenta e sempre estará por ali. Acontece que, nesta época do ano, as águas estão claras e as pessoas os avistam mais. Além disto, vivemos em um tempo no qual todos estão com celulares nas mãos e fazem estes registros. A presença de um tubarão não significa um risco para as pessoas”, afirma.
Paralelamente, Marcelo relata a quantidade de situações de tensão ocasionadas por tubarões nos mares fluminenses em épocas recentes e ressalta que o mar não é dos banhistas, mas sim dos animais.
”Nos últimos 200 anos, no estado do Rio de Janeiro, foram registrados apenas 7 acidentes com tubarões. Há um grande mito em torno da presença deste animal. A recomendação, é claro, é para que se evite o banho de mar enquanto se avista um tubarão, mas eles sempre estarão ali. O mar é deles, é importante lembrar”, conclui.
De acordo com relatos nas redes sociais de pessoas que presenciaram o tubarão em Itaína, o animal se aproximou da praia devido à presença de um cardume de peixes na região. Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros local isolou a faixa de areia após o aparecimento do tubarão.