Tudo que você precisa saber antes de ir ao show de Paul McCartney no Maracanã

O ex-Beatle se apresenta no próximo sábado (16/12), às 21h, no Maracanã

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O músico britânico Paul McCartney se apresenta durante um concerto como parte de sua turnê, em 2017. — Foto: Kamil Krzaczynski / AFP

Um dos maiores astros da música de todos os tempos, o cantor Paul McCartney chega ao Rio, neste sábado (16/12), para o último show da sua turnê “Got Back”. Especulado como a última apresentação ao vivo do ex-Beatle, o espetáculo, que acontece no Maracanã, às 21h, terá um super esquema de trânsito e transporte para atender os fãs de Paul. Confira abaixo.

Interdições

As equipes da CET-Rioestarão atuando desde o início do dia nas principais vias da região. A partir das 14h a operação será intensificada para garantir boa fluidez no trânsito, com atuação dos agentes nas principais rotas, nos cruzamentos e travessias, orientando pedestres, motoristas e reprimindo irregularidades.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez do tráfego no entorno do estádio e nas rotas alternativas.

A operação de trânsito contará com 65 pessoas, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, nove veículos operacionais e 14 motocicletas. Também serão utilizados 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

No final do evento, para garantir uma saída segura dos espectadores, diversas vias no entorno do estádio serão interditadas:

  • A partir das 23h
  • Rua Prof. Eurico Rabelo
  • Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo
  • Rua Isidro de Figueiredo
  • Rua Conselheiro Olegário
  • Rua Artur Menezes
  • Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé
  • Av. Rei Pelé, pista sentido centro, entre a Rua São Francisco Xavier e o Museu do Índio
  • Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé
  • Rua Dona Zulmira, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
  • Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã

Rotas alternativas

  • Provenientes do Centro e Zona Sul
    Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros
    Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão
  • Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
    Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo

Moradores do entorno

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Recomendação

É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.

Metrô

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento no sábado (16/12) para atender aos clientes que vão ao show do cantor britânico Paul McCartney da turnê internacional “Got Back”, no estádio Maracanã. Para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. A linha 2, que atende ao evento nas estações Maracanã e São Cristóvão, circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com possibilidade de transferência no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

O MetrôRio sugere que o público se programe e antecipe a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C, Portões 10 e 12 (Oeste, Sul e Pista) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Pista Premium), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

Cartão Giro e pagamento por aproximação

A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

Serviço
Horários de funcionamento do metrô
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Sábado (16/12): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (16/12): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sábado (16/12): das 5h às 23h30

Supervia

Já nos trens da Supervia, na ida, os passageiros poderão utilizar normalmente os trens da grade, lembrando que nos finais de semana e feriados os trens operam em horários fixos e os clientes podem se programar planejando a viagem no site ou no aplicativo da concessionária.

Na volta, ao término do show, serão realizadas três viagens extras, sendo uma do ramal Santa Cruz, uma do ramal Japeri e uma do ramal Saracuruna. O serviço dos ramais Santa Cruz e Saracuruna será parador, já o ramal Japeri será expresso, parando apenas nas estações Olímpica do Engenho de Dentro, Madureira, Deodoro e depois nas estações do próprio ramal. Neste caso, as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da estação Maracanã, que funcionará até 0h20 para embarque dos clientes. As viagens especiais começarão a partir da estação Maracanã após o término do show (a concessionária estará atenta e monitorando o horário de término do show para conciliar as viagens extras).

A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tudo que você precisa saber antes de ir ao show de Paul McCartney no Maracanã

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Tudo que você precisa saber antes de ir ao show de Paul McCartney no Maracanã
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui