Tudo sobre a árvore da Lagoa 2015/2016 e a festa de inauguração no dia 28

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Devido ao vento que destruiu parte da Árvore de Natal da Lagoa, a festa de inauguração foi adiada.

20a edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (1)

O ano passou rápido e já temos inauguração da Árvore de Natal da Lagoa 2015/2016, em sua 2oª edição, no sábado dia 28 de novembro! Com uma superfesta às 20h no Parque do Cantagalo. A festa contará com a apresentação da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus e Cia. Nós da Dança, e participação do Coral da Fundação Bradesco e dos cantores Daniel, Giulia Soncini e Simone. O espetáculo, com entrada franca, será apresentado pelo ator Otaviano Costa.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros, seu nome oficial desde 1996, já que conta com o patrocínio da seguradora, é a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records e comemora a 20ª edição consecutiva com o tema “O Natal da Renovação”.

Advertisement

Um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore já se tornou referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas de todos os cantos do País e do exterior.

 A partir de 28 de novembro, a árvore será acesa de domingo a quinta, do anoitecer às 2h; e sexta e sábado até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição.

Cenografia

Composta por 3,3 milhões de microlâmpadas – 200 mil a mais do que em 2014 –, 140 km de mangueiras luminosas – contra 120 km da edição anterior –, 100 refletores de led e 2.150 estrobos, e cenografia novamente  assinada por Abel Gomes, levará a uma reflexão sobre a renovação ao longo do ciclo da vida. Passando por cinco fases cenográficas, o espetáculo de luzes, cores e sons terá início com GOTAS DE CHUVA que surgirão em um fundo azul, que dará lugar ao verde, fazendo com que PLANTAS da mesma cor brotem por toda a parte. Em seguida, FLORES VERMELHAS vão nascer e logo se destacar, simbolizando a magia do renascer.

20a edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (4)

A noite chegará, então, representada por estrelas de diversos tamanhos e intensidades, até que a cor dourada vai transitar entre tons de azul, fazendo surgir, em uma constelação, a imagem de um MAPA-MÚNDI. Nele, pontos de luz vão representar a população mundial, em uma referência aos sentimentos de paz, fraternidade e união entre os povos. O brilho de uma estrela destacará o Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Rio 2016, maior evento esportivo do planeta, símbolo da confraternização mundial.

20a edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (3)

Em seguida, o dourado vai predominar mais uma vez na cenografia, na forma da tradicional ÁRVORE DE NATAL. Enfeitada por grandiosas bolas, adornos dourados e folhas de trigo, o ícone natalino – em dégradé vermelho – remeterá à comunhão das famílias de todo o mundo.

Espetáculo de Abertura

20a edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (5)

O espetáculo de inauguração  contará com a apresentação da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus, Cia. Nós da Dança, e com a participação do Coral da Fundação Bradesco. Sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, o Coral encantará o público com as vozes de 30 alunos das escolas da Fundação Bradesco, de Osasco e do Rio de Janeiro, ao acompanhar artistas consagrados como Daniel e Simone, que interpretarão sucessos da música brasileira e internacional, com a participação da jovem cantora Giulia Soncini.

A apresentação culminará no acendimento da 20ª Árvore de Natal da Lagoa. A já tradicional queima de fogos, sincronizada com efeitos especiais de som e luzes, trará mais brilho e emoção para a noite.

Estrutura

20a-edio-da-rvore-de-Natal-da-Bradesco-Seguros-2.jpg

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas e seu “esqueleto” é formado por 24 km de estruturas tubulares. A Árvore está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas.

A megaestrutura da edição 2015 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 16 de setembro, com a chegada dos flutuadores que compõem o arranjo naval para sustentação da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros demanda várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem – que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.

– Trabalhamos com um plano de ação bem rigoroso, por conta da complexidade da montagem da Árvore. Todos os detalhes são minuciosamente calculados, desde o transporte dos flutuadores até a manutenção da cenografia. Tudo está previsto no nosso planejamento – explica Nelson Drucker, Diretor da Backstage Produções, empresa responsável pela montagem da Árvore desde 1996, ano da primeira edição.

Carrilhão Eletrônico

Um carrilhão eletrônico, importado da Itália, semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação estão previstas composições natalinas, além da música-tema da Árvore,  criada pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Os números da 20ª edição

TEMA: O Natal da Renovação

  •  ALTURA DA ÁRVORE: 85 metros, o equivalente a um edifício de 28 andares.
  •  PESO: 542 toneladas.
  • BASE: 810m2, composta por 11 flutuadores, cada um com 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.
  • MICROLÂMPADAS: 3,3 milhões – 200 mil a mais do que na edição anterior
  • ESTRUTURA TUBULAR: 24 km
  • EFEITOS: 140 km de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW.
  • GERADORES: Seis geradores embarcados, sendo quatro de 550 kVA para iluminação básica da Árvore, um de 100 kVA para acionamento de motores e testes e um de 30 kVA para serviço e sinalização noturna.
  • PESSOAS ENVOLVIDAS: Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

Naves do Conhecimento

O espetáculo de inauguração da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros também será transmitido em tempo real nas unidades de Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança das “Naves do Conhecimento” – espaços comunitários digitais promovidos pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro que disseminam a inclusão digital.

Até 06 de janeiro, cada um desses locais contará, ainda, com uma exposição fotográfica digital com imagens da Árvore de Natal da Bradesco Seguros.

IrajáPraça Nossa Senhora da Apresentação;
MadureiraParque de Madureira – Altura da Rua Manoel Marques;
Nova BrasíliaPraça do Terço, ao lado do CineCarioca, Complexo do Alemão;
Padre MiguelAv. Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão;
PenhaRua Santa Engrácia, GREIP da Penha;
Santa CruzRua Barão de Loreto, Largo do Bodegão;
TriagemRua Bérgamo, 320, Bairro Carioca;
Vila AliançaRua Antenor Corrêa, n°1.

 Serviço

 Espetáculo de Inauguração
20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros
 Transmissão em tempo real
arvorenatalbradescoseguros.com.br
Tema “O Natal da Renovação”.
Data 28 de novembro, sábado.
Horário a partir das 20h.
Local Parque do Cantagalo, Lagoa – RJ.
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tudo sobre a árvore da Lagoa 2015/2016 e a festa de inauguração no dia 28
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui