Túneis Rebouças, Zuzu Angel e Acústico passarão por reforma

Para viabilizar as reformas, a CET-Rio montou um esquema especial de trânsito para obras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou, nesta sexta-feira (03/06), as obras estruturais e de revitalização de três importantes túneis da cidade: Rebouças, Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas. A intervenção vai requalificar estas importantes vias de escoamento de trânsito e trazer mais conforto e segurança para aqueles que nelas trafegam. Diariamente, cerca de 220.000 veículos passam por estes três túneis.

As obras no Rebouças, via que faz a ligação entre as zonas Norte e Sul do município, irão custar R$ 57,6 milhões e vão se estender por 18 meses. Já as intervenções nos túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas, que ligam a Gávea ao bairro de São Conrado, irão durar um ano e custarão R$ 27,2 milhões. As intervenções serão feitas, sobretudo, durante a noite (22h às 5h), de domingo a quinta-feira.

O principal ponto de ação no Túnel Rebouças será o combate aos danos causados pela poluição e as infiltrações nas abóbodas, que receberão novo sistema de drenagem e impermeabilização. A Secretaria Municipal de Infraestrutura fará o revestimento das paredes laterais da galeria Rio Comprido-Cosme Velho com placas de concreto claras, revestidas com película que dificulta ações de vandalismo. O material é semelhante ao utilizado em obras de outros túneis da cidade. Constam ainda no projeto o recapeamento das pistas, além de serviços de limpeza e pintura, desobstrução das canaletas d’água e instalação de novas sinalizações de trânsito. Os túneis Zuzu Angel e Acústico receberão os mesmos cuidados.

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para obras

O Túnel Rebouças será interditado no sentido Lagoa, de domingo a quinta-feira, das 22h às 5h. Nesta primeira etapa, as interdições estão previstas para ocorrer até o dia 19 de dezembro. Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar um desvio, os veículos que estiverem no Rio Comprido em direção à Lagoa deverão seguir pela faixa reversível que será montada na galeria de sentido oposto.

Para possibilitar a manutenção de rotina nas galerias do Rebouças, no sentido oposto, nos dias 14/06, 28/06, 12/07, 26/07, 09/08, 23/08, 13/09, 27/09, 11/10, 25/10, 8/11, 22/11 e 06/12, terças-feiras, o túnel será fechado apenas no sentido Centro.

Já os túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas serão interditados para a primeira etapa da obra, no sentido Gávea, de domingo a quinta-feira, das 22h às 5h, até o dia 28 de julho. O trânsito será desviado para a Avenida Niemeyer, que funcionará em mão dupla.

Para viabilizar a manutenção de rotina dos túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas, a interdição será no sentido oposto (São Conrado) nos dias 15/6, 29/6, 13/7 e 27/7, sempre às quartas-feiras, das 23h50 às 4h30. Nesses dias, a interdição no sentido Gávea estará suspensa.

Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, e as condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Túneis Rebouças, Zuzu Angel e Acústico passarão por reforma

1 COMENTÁRIO

  1. Sr Eduardo Paes,
    Retire os blocos de concreto nas 2 margens do túnel Rebouças e passe aqueles cabos que estão ali dentro por cima. Assim haverá espaço para um acostamento à direita.
    Existe em projeto ainda do prefeito Conde nesse sentido. É pegar e executar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui