Túnel Santa Bárbara passa por revitalização; obras devem durar 8 meses

Investimento da Prefeitura no túnel, que liga a Zona Sul ao Centro do Rio, é de mais de R$ 9 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Funcionários da Prefeitura do Rio trabalhando na reforma do Túnel Santa Bárbara - Foto: Divulgação/Seconserva

O Túnel Santa Bárbara, liga a Zona Sul à região central do Rio de Janeiro – e vice-versa -, está passando por uma grande ação de revitalização. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Conservação, tem previsão de durar aproximadamente oito meses. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 9,4 milhões.

De forma a minimizar o impacto no trânsito, as equipes atuam durante a noite, das 22h às 5h. Na primeira fase da intervenção, estão sendo feitas a limpeza e a lavagem das paredes e da abóbada de ambas as galerias. Nesta etapa, de domingo a quarta-feira, haverá interdição no sentido Laranjeiras, enquanto o sentido Santo Cristo será fechado às quintas.

O projeto inclui a troca do sistema de exaustão mecânica; recomposição das peças de cerâmica das paredes; substituição de placas de concreto que protegem áreas de manutenção de concessionárias responsáveis pelo fornecimento de água e energia elétrica; pintura da fachada das subestações de energia que ficam acima das embocaduras do túnel; sinalização horizontal e aplicação de tinta antipichação nas paredes. Também serão executados reparos pontuais no concreto que reveste o túnel, com o objetivo de proporcionar mais segurança a quem transita pelo local.

O secretário de Conservação do Rio, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta a importância de um trabalho desse porte para a cidade.

Advertisement

”O Túnel Santa Bárbara é um dos principais acessos do Centro para a Zona Sul, recebendo, diariamente, um intenso fluxo de veículos. Com essa reforma, ele ficará mais ventilado e mais seguro, pois os novos exaustores farão a renovação do ar de forma mais eficiente, e o revestimento das paredes será totalmente recuperado”, explica.

Durante as obras, a CET-Rio instalará sinalização específica para orientar e alertar os motoristas. Haverá operadores monitorando as condições do trânsito, prontos para atuar em caso de necessidade. É importante ressaltar também que essa programação poderá ser suspensa a qualquer tempo, devido a condições climáticas ou a questões operacionais da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Túnel Santa Bárbara passa por revitalização; obras devem durar 8 meses
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui