Turismo carioca: Procon RJ lança guia para auxiliar visitantes nacionais e estrangeiros em 2023

Presidente da autarquia afirma que o projeto surgiu com a alta de turistas na capital do Rio neste início de ano, com mais de 500 mil pessoas. Dicas são sobre os meios de transporte, hospedagem, bares, restaurantes, entre outros

Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro é sempre um ótimo destino para os turistas nacionais e internacionais no início de ano. De acordo com uma lista do TripAdvisor, divulgada na sexta-feira, (20/01), a cidade do Rio de Janeiro está entre os melhores destinos, do mundo, para se ter “as férias dos sonhos”, ocupando a 25° posição. E sabendo que a capital carioca atrai muitos visitantes, o Procon-RJ desenvolveu um guia com dicas e informações importantes, baseado no código de defesa do consumidor, para que os visitantes tenham uma experiência agradável e com todos os direitos garantidos.

As instruções foram criadas pensando nas necessidades de um turista, então há formas de pagamentos dos transportes públicos, privados, aéreos e rodoviário, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou ônibus,dicas sobre hospedagem, restaurante, além dos pontos turísticos mais famosos e que valem a pena visitar na capital. O manual está disponível, em três idiomas, português, inglês e espanhol, podendo ser acessado nas redes sociais e site da autarquia.

Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ, afirma que nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e CVC Brasil, por isso é importante garantir uma experiencia de qualidade e que fomente o setor de turismo no Rio.


“Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor  bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso Estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem”, aponta Coelho.

Atendimento ao consumidor

Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos – ProconTur, que foi criado no início da atual gestão do Procon-RJ e estará, durante essa alta temporada, atendendo às reclamações desse público, através dos telefones (21) 9937-19647e (21) 9933-28289, e pelo e-mail: procontur@procon.rj.gov.br, de 09h às 17h de segunda à sexta.

Nos dias de Carnaval, um plantão especial estará de prontidão, bem como, nos principais eventos no decorrer do ano.

“O objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas que possam surgir durante a visita em nosso estado, já que estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, tornando assim, a experiência de conhecer o Rio muito mais agradável, garantindo que esses turistas retornem mais vezes”, conclui Coelho.

O guia para os turistas pode ser acessado através do link  https://bit.ly/Guia_para_o_consumidor_turista_ProconRJ ou pelo QRcode e também será distribuído na sua forma impressa nas principais entradas de turistas no estado.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui