Turismo carioca: Procon RJ lança guia para auxiliar visitantes nacionais e estrangeiros em 2023

Presidente da autarquia afirma que o projeto surgiu com a alta de turistas na capital do Rio neste início de ano, com mais de 500 mil pessoas. Dicas são sobre os meios de transporte, hospedagem, bares, restaurantes, entre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro é sempre um ótimo destino para os turistas nacionais e internacionais no início de ano. De acordo com uma lista do TripAdvisor, divulgada na sexta-feira, (20/01), a cidade do Rio de Janeiro está entre os melhores destinos, do mundo, para se ter “as férias dos sonhos”, ocupando a 25° posição. E sabendo que a capital carioca atrai muitos visitantes, o Procon-RJ desenvolveu um guia com dicas e informações importantes, baseado no código de defesa do consumidor, para que os visitantes tenham uma experiência agradável e com todos os direitos garantidos.

As instruções foram criadas pensando nas necessidades de um turista, então há formas de pagamentos dos transportes públicos, privados, aéreos e rodoviário, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou ônibus,dicas sobre hospedagem, restaurante, além dos pontos turísticos mais famosos e que valem a pena visitar na capital. O manual está disponível, em três idiomas, português, inglês e espanhol, podendo ser acessado nas redes sociais e site da autarquia.

Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ, afirma que nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e CVC Brasil, por isso é importante garantir uma experiencia de qualidade e que fomente o setor de turismo no Rio.


“Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor  bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso Estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem”, aponta Coelho.

Advertisement

Atendimento ao consumidor

Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos – ProconTur, que foi criado no início da atual gestão do Procon-RJ e estará, durante essa alta temporada, atendendo às reclamações desse público, através dos telefones (21) 9937-19647e (21) 9933-28289, e pelo e-mail: procontur@procon.rj.gov.br, de 09h às 17h de segunda à sexta.

Nos dias de Carnaval, um plantão especial estará de prontidão, bem como, nos principais eventos no decorrer do ano.

“O objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas que possam surgir durante a visita em nosso estado, já que estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, tornando assim, a experiência de conhecer o Rio muito mais agradável, garantindo que esses turistas retornem mais vezes”, conclui Coelho.

O guia para os turistas pode ser acessado através do link  https://bit.ly/Guia_para_o_consumidor_turista_ProconRJ ou pelo QRcode e também será distribuído na sua forma impressa nas principais entradas de turistas no estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Turismo carioca: Procon RJ lança guia para auxiliar visitantes nacionais e estrangeiros em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui