O recolhimento de impostos municipais de serviços relacionados ao turismo no Rio de Janeiro em 2022 foi de quase R$ 170 milhões, segundo números da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR). O valor representa número 86% maior do arrecadado pela prefeitura em 2021, e 12% maior, em comparação com 2019, último ano antes da pandemia (R$ 151,5 milhões). Os números são do secretário de Turismo, Antônio Mariano.
- “O setor do Turismo apresentou uma forte retomada nos últimos meses, praticamente dobrando a arrecadação de impostos. E as expectativas são altamente positivas para os próximos meses, com o verão, a temporada de cruzeiros, Carnaval e a realização do Web Summit Rio em maio. Todos esses eventos vão movimentar bastante a economia e atrair mais visitantes para a cidade. Com isso, ganha o carioca, com mais emprego e renda no setor”, afirma o secretário
Rede Hoteleira teve quase 100% de ocupação no Réveillon
Os bons números do turismo no ano passado certamente foram impulsinaodos pelo fluxo de turistas durante o fim de ano. Segundo dados do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a capital fluminense teve 98% de ocupação hoteleira durante o Réveillon. Ainda de acordo com a entidade, o número de visitantes na cidade na virada de ano foi semelhante ao registrado no período pré-pandemia.
O sindicato destacou ainda que a virada do ano no Rio de Janeiro também voltou a atrair turistas estrangeiros, principalmente norte-americanos e europeus. Ao todo houve um aumento de 15% em relação ao fim de ano de 2022.