Turismo Nacional se mobiliza para vetar possível volta da exigência de vistos

A exigência havia sido suspensa em 2019, durante o governo Bolsonaro. Representantes do turismo nacional consideram a mudança um retrocesso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Bondinho

O trade de turismo Nacional se mostra preocupado com a determinação feita nesta quarta-feira (08/03), pelo presidente Lula ao Itamaraty, solicitando a volta da exigência de visto para cidadãos dos EUA, Japão, Austrália e Canadá. Tal exigência foi suspensa em 2019, durante o governo Bolsonaro.

O presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, que reúne empresários do turismo em todo o Brasil, afirma que a volta da exigência de vistos é um retrocesso e dificultará em muito a atração de visitantes internacionais: “há anos estamos estagnados no número de turistas internacionais que visitam nosso País, aproximadamente seis milhões, e ainda sofremos com a falta de políticas públicas eficientes, com a inexistência de uma companhia aérea forte, de bandeira nacional, e com a escassez de verba para promoção do destino, sem mencionar os efeitos da pandemia. Dificultar o acesso de estrangeiros é uma atitude retrógrada e maléfica para o Brasil”.

Em janeiro de 2023, tivemos um recorde de 868 mil visitantes estrangeiros em nosso País, superando o mesmo período de 2019, o que foi comemorado pelo próprio presidente Lula nas redes sociais. Sem dúvida a isenção de vistos, sobretudo para EUA e Canadá, influíram nesse resultado. Falta uma política nacional para o turismo e que reconheça a importância do setor para a economia”, completa.

A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Fatima Facuri, diz que a isenção de vistos é um pleito antigo que vem de encontro ao desenvolvimento do turismo e ao fortalecimento do destino Brasil.

Advertisement

“A volta dessa exigência vai impactar de forma abrupta toda a indústria de eventos, feiras e congressos internacionais, dificultando ainda mais a escolha do Brasil como destino”, frisou Fatima.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, também comentou: “tal medida vai prejudicar imensamente a vinda de eventos do segmento Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE), que trazem grandes públicos, além da realização de shows culturais com artistas estrangeiros. É uma visão errática e pedimos que o governo repensasse o processo, em prol do desenvolvimento no Turismo Nacional”

O CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes, opina que o governo deveria discutir e colocar energia na escolha de novos países para oferecer a isenção de vistos, e não o contrário. “Qualquer país que tem o turismo como fonte de desenvolvimento e de geração de renda, tem que facilitar a entrada de visitantes. A volta da exigência de visto é inadmissível, ainda mais neste momento que o País se abre para o mundo com o lançamento da nova Marca Brasil, convidando todos a virem nos visitar”, destacou.

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, afirmou também que a volta da exigência de vistos é sempre um retrocesso, pois é mais uma etapa burocrática que qualquer viajante prefere não passar: “acredito que precisamos exigir dos nossos governantes ações efetivas que minimizem todos os gargalos que o Brasil enfrenta no Turismo internacional, tanto no que tange a falta de informações sobre nossos destinos como um todo, quanto na melhoria da infraestrutura turística e da segurança e maiores investimentos na preparação dos nossos recursos humanos para receber um passageiro internacional. É preciso que nada disso seja impeditivo para nos visitarem”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Turismo Nacional se mobiliza para vetar possível volta da exigência de vistos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui