Turismo no Rio de Janeiro estimula empregos em comércios de pequeno porte

Saldo acumulado de emprego nas atividades relacionadas ao turismo alcançou 32,3 mil postos entre janeiro de 2021 e abril de 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
. Uma das áreas mais beneficiadas pelo forte turismo na cidade é a dos pequenos comerciantes. Reprodução: Divulgação.

Na última sexta-feira (07), a Prefeitura do Rio divulgou os números de geração de empregos no setor turístico da cidade. Conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego, compiladas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), o saldo acumulado de empregos nas atividades relacionadas ao turismo alcançou 32,3 mil postos entre janeiro de 2021 e abril de 2024, destacando a importância do setor para a criação de negócios na região.

O turismo tem um papel importante na economia do Rio de Janeiro. Os turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, que visitam a cidade para eventos como o Réveillon ou o Carnaval, gastam dinheiro em atividades como alojamento, alimentação, transporte, agências de viagem, lazer e cultura. Os pequenos comerciantes são um dos principais beneficiários desse movimento, sendo impulsionados pelo intenso fluxo de visitantes na cidade.

No Carnaval, por exemplo, os turistas gastam dinheiro com lazer, em restaurantes, bares, eventos culturais e comprando roupas e lembranças da cidade. Esse movimento da economia beneficia fortemente.

Com a maior demanda provocada pelos turistas, há maior possibilidade de geração de vagas no mercado de trabalho para atender essas pessoas que vêm de outras cidades, estados ou de fora do país. O turismo aquecido significa crescimento da economia carioca, em que o setor de serviços representa cerca de 85%.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Turismo no Rio de Janeiro estimula empregos em comércios de pequeno porte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui