Uber lança ferramenta que permite gravação de áudio em viagens realizadas no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

A Uber, aplicativo de transporte privado urbano, lançou, nesta quinta-feira (02/07), no Rio de Janeiro, a ferramenta U-Áudio, que permitirá que usuários e motoristas parceiros gravem o áudio de uma viagem dentro da plataforma e utilizem o arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.

A capital fluminense é a última cidade dessa fase de expansão da ferramenta, que incluiu Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Vitória e Ribeirão Preto. Em fevereiro, o recurso foi lançado como piloto em Salvador, São Luís, Sorocaba, Campo Grande e Uberlândia, totalizando a presença em 16 cidades. Outras cidades ainda receberão a ferramenta, nos próximos meses.

O U-Áudio pode ser acessado agora no Rio de Janeiro por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Após o encerramento da viagem ou por meio do histórico, tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Este conteúdo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por ninguém. A Uber só poderá acessá-lo se ele for compartilhado por usuário ou motorista como parte do relato.

Uma vez enviado aos agentes de atendimento da Uber, a gravação de áudio será analisada e usada para ajudar a entender o incidente reportado. A gravação pode auxiliar no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou usuário que tenha tido interações inadequadas de acordo com o Código de Conduta da Uber. O conteúdo permanece no celular por sete dias e é deletado automaticamente após esse período.

O arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Ao mesmo tempo, a proteção da privacidade dos envolvidos é levada muito a sério em todo o processo. Todos os usuários e motoristas serão informados que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Além disso, somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto só pode ser feito após a denúncia com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.

”Neste período de isolamento social seguimos trabalhando tendo a segurança como uma prioridade, tanto do ponto de vista sanitário, como no desenvolvimento de ferramentas que trazem mais tranquilidade aos nossos motoristas e usuários. O U-Áudio já era realidade em algumas cidades e vem como um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem. Vale destacar que esse conteúdo fica criptografado no dispositivo e só conseguimos ouvir quando o motorista ou usuário nos enviam junto a uma denúncia”, diz Marcello Azambuja, diretor da Uber Tech Center no Brasil.

Durante a pandemia do Coronavírus, a Uber vem realizando diversas iniciativas para apoiar parceiros, usuários e a comunidade em geral. Desde o início da pandemia, os parceiros podem solicitar o reembolso de produtos como álcool gel, máscaras, luvas e produtos de limpeza. Recentemente também a empresa anunciou uma ferramenta para confirmar o uso da máscara e incluiu novas regras que visam viagens mais seguras para todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uber lança ferramenta que permite gravação de áudio em viagens realizadas no RJ

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui