Alunos que participam do Programa Orquestra nas Escolas, criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e, que oferece ensino musical gratuito a alunos da rede pública do Rio, ganharam um incentivo para seguir no projeto. Isso porque a Uber anunciou a renovação por mais um ano do patrocínio exclusivo que mantém com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Segundo informou a empresa de aplicativo por transporte, o investimento, que serão repassado a iniciativa, via Lei Rouanet, chegam a R$ 2 milhões. A Orquestra foi fundada em 2017 e já beneficiou mais de 12 mil estudantes de ensino fundamental.
Durante a pandemia, as aulas foram mantidas em formato virtual. Ao longo dos anos, estudantes já se apresentaram em diferentes locais de grande visibilidade no Rio, como a Cidade das Artes, o Parque Madureira, a Câmara Municipal do Rio e o Jardim Botânico.
Para os jovens de diferentes comunidades cariocas que integram o programa, a parceria possibilitou a compra de instrumentos profissionais e a qualificação da formação, seja nos ensaios ou no calendário de apresentações no Brasil ou no exterior. Os monitores também são beneficiados com oportunidades de capacitação profissional dentro da cadeia produtiva da música.
Sobre a Orquestra nas Escolas
Atualmente oferece oportunidades a crianças de 11 Coordenadorias Regionais de Educação, 18 Centros de Formação de Orquestra e o Centro de Formação de Monitores e Professores. Desde o início das atividades, o projeto apresenta números impressionantes: 12.000 alunos beneficiados, 52 escolas atendidas, 150 alunos bolsistas adquiriram instrumentos musicais profissionais, 86 concertos realizados em 2019, uma turnê internacional em 2019 para Espanha com 61 alunos, 8 professores e 3 assistentes, a criação de um aplicativo exclusivo para ensino de música que hoje atende mais de 7.000 professores, 400 escolas e 100.000 crianças
Moana Martins, coordenadora da Orquestra, acredita que “além de uma ação potente de desenvolvimento artístico e cultural, a aposta da Uber na OSJC traz como representação a oferta de oportunidades para que esses meninos e meninas cariocas sejam forjados como cidadãos autônomos, solidários, preparados para a vida comunitária, a partir do seu desenvolvimento humano integral“.
Em 2018, a Uber patrocinou o projeto pela primeira vez e possibilitou que os jovens de diferentes comunidades cariocas tenham tido aulas de música e de educação musical no contraturno das aulas.
“Poder participar de projetos de educação e de desenvolvimento nas cidades em que atuamos é um dos objetivos da Uber. Por isso, nós acreditamos que o projeto da Orquestra nas Escolas tem um enorme potencial de enriquecer o conhecimento desses jovens e fornecer a eles novas oportunidades e experiências“, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber.
[…] Reportagem Original […]