Uerj adquire supercomputador que facilita estudos para prever catástrofes

Equipamento é capaz de prever catástrofes como inundações e auxiliar nas medidas de contenção desses eventos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Campus Maracanã da Uerj - Foto: Reprodução/Google Maps

O Instituto Politécnico (IPRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), inaugura supercomputador capaz de prever catástrofes como inundações e auxiliar nas medidas de contenção desses eventos. O equipamento recebe o nome de Escola de Sagres e é resultado da colaboração entre instituições científicas e tecnológicas de países da Bacia Atlântica, capitaneada pelo Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico (AIR Centre), uma organização não-governamental com sede no Arquipélago de Açores, em Portugal.

Um dos objetivos do AIR Centre é formar uma rede colaborativa dedicada a estudar os desafios e prioridades referentes às questões ambientais sobre a Bacia Atlântica, estruturando-se em quatro áreas de pesquisa: oceanos, clima, espaço e energia. A articulação que possibilitou a aquisição do equipamento inclui instituições de países como Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Colômbia, Guatemala, Marrocos, Nigéria, Angola e Cabo Verde, além do financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O computador foi inaugurado em julho deste ano e seu nome faz alusão a uma escola de navegação que teria existido em Portugal no século XV. Uma das aplicações práticas do supercomputador é prever onde vão ocorrer inundações e programar como podem ser emitidas medidas mitigatórias dos efeitos de eventos extremos, como intervenções de engenharia e alarmes.

Segundo a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da Uerj, Elizabeth Macedo, essa parceria possibilita pesquisas oceanográficas e atmosféricas muito mais consistentes na região do Atlântico. “Poderemos ter modelagens computacionais de maior escopo em torno da questão ambiental”, afirma.

O Escola de Sagres também poderá ser utilizado em diversas pesquisas já em curso no IPRJ e em outros campi da Uerj que envolvam modelagem computacional, aplicações em engenharia, aplicações densas de inteligência artificial e inteligência computacional que demandam alta capacidade computacional e ferramentas estatísticas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj adquire supercomputador que facilita estudos para prever catástrofes

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui