Muitos bebês gaúchos estão precisando de auxílio. Por isso, o Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), atrelado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), deu início a uma campanha de arrecadação de leite humano materno, que será destinado aos bebês prematuros e aos internados em UTIs neonatais das famílias atingidas pelo desastre ambiental sulista.
As mães que tiverem condições podem entregar o leite na maternidade do Núcleo Perinatal do Hupe, localizado na Av. Prof. Manoel de Abreu, nº 500, Maracanã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mulheres impossibilitadas de fazê-lo podem ligar para o Banco de Leite e solicitar que uma equipe da unidade pegue o alimento em suas residências. O agendamento pode ser feito pelo telefone (21) 2808-8208.
A coordenadora do Banco de Leite do Hupe, Abilene Gouveia, explica que, por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande Sul, muitas mulheres ficaram impossibilidades de doar leite humano aos bebês necessitados do estado, comprometendo, assim, a sua alimentação regular.
“As doações locais estão escassas ou pararam devido às enchentes. Com isso, muitos recém-nascidos cujas mães não podem amamentar estão sem acesso ao leite materno. O leite doado será pasteurizado e congelado para poder chegar em boas condições de consumo no sul do país”, observa Abilene Gouveia.
À frente do envio do alimento para o Rio Grande do Sul está o Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Hospital Universitário Pedro Ernesto destaca que a campanha estará em curso enquanto houver uma grande demanda por parte dos bebês gaúchos.