Uerj inaugura ambulatório para tratamento e pesquisa de doença rara

A perspectiva do estudo é alcançar até 300 pacientes em três anos. As vagas para o tratamento são disponibilizadas pelo Sisreg

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Hospital universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) acaba de inaugurar um ambulatório para tratamento de narcolepsia, doença rara que provoca sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dorme bem à noite. O instituto é ligado ao Serviço de Neurologia do hospital e desenvolve um trabalho pioneiro de diagnóstico da doença, sendo o único em neurologia do sono com vagas abertas para o Sistema de Regulação (Sisreg), no Rio de Janeiro.

O novo ambulatório de narcolepsia também abre espaço para inúmeras investigações científicas e atuação conjunta entre o Hupe e a Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Um dos estudos já confirmados é o “Efeito da terapia vibratória sistêmica nos pacientes com narcolepsia”, desenvolvido em parceria com o professor Mário Bernardo Filho, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“O objetivo é gerar protocolo para ser efetivado em tratamentos da narcolepsia em todo o país”, adianta o pesquisador, que vai avaliar e complementar a atenção aos pacientes atendidos no Hupe.


A meta do Hupe é fazer uma análise do material genético dos pacientes que procuram o ambulatório, a fim de encontrar parâmetros para realizar o diagnóstico de precisão da narcolepsia em pessoas de 13 a 50 anos. A perspectiva do estudo é alcançar até 300 pacientes em três anos, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj inaugura ambulatório para tratamento e pesquisa de doença rara
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui