Uerj inaugura ‘eMuseu do Esporte’ no próximo domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo domingo (19/04), acontece o lançamento oficial do eMuseu do Esporte, uma miscelânea virtual e colaborativa dedicada à história do esporte, seu legado e suas paixões.

Juntamente ao eMuseu, ocorre também a inauguração da primeira exposição temporária virtual: “Ciência x Mitos: Lições da Copa de 1970 para o Atual Momento”.

A curadoria e o acervo da mostra são de Lamartine da Costa, professor da pós-graduação de Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e idealizador do projeto junto com Bianca Gama, ex-aluna da universidade.

Bianca conta que a ideia nasceu ainda nas aulas de doutorado e se converteu em um projeto incubado no Departamento de Inovação da universidade (InovaUerj). O objetivo é dar visibilidade a iniciativas e pessoas ligadas ao esporte em geral.

Advertisement

“A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, afirma.

As exposições

O eMuseu do Esporte é composto por Galerias Permanentes, que, a partir de junho, oferecerão um tour virtual contando a história de diversas entidades esportivas, e por Exposições Temporárias Virtuais. A ideia é mesclar mostras sob a curadoria de especialistas do mundo do esporte com outras, colaborativas, que contem com a participação de espectadores, fãs, atletas ou entidades esportivas.

“Num momento como esse, de pandemia e confinamento, espero que o eMuseu do Esporte possa ser um bom companheiro de todo mundo”, afirma.

Quem quiser contribuir para o acervo colaborativo, pode participar da seleção aberta até o próximo dia 20/04 no site oficial do eMuseu do Esporte. Vale enviar documentos, fotos, recortes de jornal e álbuns autografados relacionados a qualquer modalidade esportiva, sendo no máximo cinco arquivos digitalizados com até 100Mb (foto, vídeo, MP3 ou PDF).

Uma comissão de especialistas em História do Esporte fará a seleção de até 35 itens, que comporão a mostra colaborativa a ser aberta no dia 26/04.

Para Marinilza Bruno de Carvalho, diretora do InovUerj, é uma enorme alegria ver projetos como esse ganhando vida.

“A ideia do eMuseu nasceu dentro da Uerj, por meio do projeto de uma doutoranda nossa. Que essa plataforma cresça e ajude a difundir o esporte como potência e inclusão social”, declara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj inaugura 'eMuseu do Esporte' no próximo domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui