Uerj institui ano Darcy Ribeiro no centenário do educador

A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira, instituindo o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro, em 2022. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino, bem como pela defesa da democracia e do estado democrático de direito, no ano de seu centenário.

“Darcy Ribeiro é um exemplo de  resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas”, afirma o reitor Ricardo Lodi.

Em destaque, a fundação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) na década de 1980,  a idealização do Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu, além de estudos sobre o impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX para a UNESCO e a participação na organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96), entre outros.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil,  Ribeiro foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, sendo homenageado  por  universidades como Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e UNB.

“O Ano Darcy Ribeiro na Uerj será repleto de atividades relacionadas à educação e cultura, com palestras, seminários, apresentações artísticas, entre outros”, declara Lodi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj institui ano Darcy Ribeiro no centenário do educador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui